Líder do Estado Islâmico entre os mais poderosos da revista Forbes

Putin à frente de Obama. Presidente chinês, Xi Jinping, Papa Francisco e Merkel nos cinco primeiros lugares, tal como em 2013.

Foto
Putin volta a ser o primeiro da lista de poderosos da Forbes Alexander Zemlianichenko/Reuters

O líder do Estado Islâmico, o autoproclamado “califa” Abu Bakr al-Baghdadi, está, pela primeira vez, na lista anual de personalidades mais poderosas do mundo da revista Forbes, liderada pelo segundo ano consecutivo pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Abu Bakr al-Baghdadi, que desde 2010 lidera a organização que controla vastos territórios do Iraque e da Síria, surge na 54.ª posição. Os Estados Unidos oferecem dez milhões de dólares (mais de oito milhões de euros) pela sua captura.

No segundo lugar surge, tal como em 2013, o Presidente norte-americano, Barack Obama, numa classificação que é a resposta à pergunta que a própria revista norte-americana coloca: “Quem é o mais poderoso: o dirigente omnipotente à frente de uma potência corrupta e beligerante ou o dirigente de mãos atadas à frente do país dominante do mundo?”.

O Presidente chinês, Xi Jinping, surge em terceiro lugar, à frente do Papa Francisco e da chanceler alemã, Angela Merkel. Os cinco primeiros repetem as posições do ano anterior

Para além de Abu Bakr al-Baghdadi, entre os novatos da lista estão o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em 15.º, e o fundador da empresa de vendas online Alibaba, o chinês Jack Ma, em 30º.

Em 72 nomes, 29 são norte-americanos e 19 asiáticos, entre eles seis chineses. A lista inclui apenas nove mulheres, entre as quais a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em 330.º, e a francesa Christine Lagarde, directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 33.º.

 

 

Sugerir correcção
Ler 9 comentários