Risco máximo de incêndio em 14 concelhos

Foto
Macedo deu os fogos do Algarve como exemplo de um uso inédito de meios de combate às chamas Vasco Célio

Catorze concelhos de Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Santarém apresentam nesta segunda-feira risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Sabugal, Sertã, Vila de Rei, Oleiros e Proença-a-Nova (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Celorico da Beira (Guarda), Pampilhosa da Serra e Gois (Coimbra), Arganil e Castanheira de Pera (Leiria).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Beja, Santarém Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Aveiro estão também em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 111 incêndios, que foram combatidos por 3048 bombeiros, com o apoio de 791 veículos. Esse foi o dia em que se registaram mais incêndios este ano.

O IPMA prevê para esta segunda-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao fim da manhã, o vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas a partir do início da tarde.

A temperatura máxima deverá descer em especial no litoral norte e centro.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de norte, sendo fraco (inferior a 15 km/h) nas vertentes sul da ilha da Madeira.

Nos Açores, no grupo ocidental o céu deverá estar geralmente pouco nublado, com vento noroeste moderado, enquanto no grupo Central e Oriental céu apresentar-se-á muito nublado mas com boas abertas, embora com aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Quanto às temperaturas, Castelo Branco, Évora e Beja serão as cidades mais quentes com 34 graus de máxima, 29 em Lisboa e 25 no Porto, sendo esperados 27 graus em Faro.

Sugerir correcção
Comentar