Parpública entrega 50 milhões de euros ao Estado como dividendos

Resultado da entidade liderada por Pedro Ferreira Pinto atingiu 585 milhões em 2013.

Foto
A Avianca é propriedade da holding de Germán Efromovich, a Synergy, única candidata à privatização da TAP Foto: Nélson Garrido/PÚBLICO

A Parpública vai entregar ao Estado 50 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2013, um valor idêntico à remuneração accionista do exercício anterior.

A proposta de distribuição foi aprovada nesta quinta-feira na assembleia-geral de accionistas da holding que agrega as participações sociais do Estado, informou a Parpública em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A entidade presidida por Pedro Ferreira Pinto registou um resultado de 585,3 milhões de euros em 2013 (acima dos 463 milhões registados em 2012), dos quais 535,3 serão contabilizados como resultados transitados e os restantes 50 milhões serão distribuídos ao accionista único.

Na assembleia-geral, o accionista Estado também aprovou o relatório financeiro e as demonstrações financeiras separadas e consolidadas, bem como o relatório do governo da sociedade, relativos ao exercício de 2013, acrescentou a nota enviada pela Parpública à CMVM.

A TAP, a Águas de Portugal e Inapa são algumas das empresas em que a Parpública tem uma participação social.

Sugerir correcção
Comentar