Angolana Refriango espera que parceria com Delta Cafés multiplique vendas "por 10"

Delta Cafés é o distribuidor oficial dos produtos da empresa angolana em Portugal.

Foto
Rui Miguel Nabeiro diz que o Brasil é uma “aposta certa” Nuno Ferreira Santos

O presidente executivo da angolana Refriango, Carlos Santos, disse esperar "multiplicar por 10" as vendas da empresa com a parceria estratégica assinada com o grupo português Delta Cafés.

Carlos Santos falava aos jornalistas à margem da assinatura do acordo que torna o grupo Delta Cafés o distribuidor oficial dos produtos da empresa angolana em Portugal, neste caso a marca de bebidas não alcoólicas Blue, uma das 15 que a Refriango detém.

"Esperamos multiplicar por 10 as nossas vendas com esta parceria estratégica", em valor, disse o presidente executivo, que se escusou a avançar dados financeiros da empresa angolana. No primeiro ano completo da parceria, disse o presidente executivo, a estimativa é atingir vendas de "cinco milhões de litros", sendo que o mercado português representa cerca de 800 milhões de litros por ano.

Carlos Santos explicou que a Refriango já está em Portugal há cerca de três anos e que essa entrada foi feita de forma "muito paulatina", acompanhando os consumidores de Angola". Até agora trabalhávamos com um conjunto de distribuidores", mas com a assinatura da parceria estratégica com a Delta Cafés, a empresa espera dar "um salto muito grande", aproveitando os 23 departamentos comerciais que o grupo português tem no país. "Já temos vindo a fazer investimento neste mercado [Portugal] através da Liga de Clubes, MTV e Festival Sudoeste", disse o presidente executivo, adiantado que com esta parceria a empresa vai reforçar o investimento em marketing. "O reforço representa um bocadinho acima de um milhão de euros", adiantou.

Questionado sobre se pondera avançar para outros mercados através da parceria com a Delta Cafés, já que a Refriango aposta na internacionalização, estando presente em dez países africanos, Carlos Santos disse que, "neste momento, o foco é Portugal". No entanto, "não quer dizer que a prazo não possa haver novas oportunidades, mas neste momento não está mais nada em cima da mesa", disse. A Blue é uma das 15 marcas da Refriango, tendo um peso de 30%.

O peso dos mercados internacionais na Refriango é inferior a 5%, mas o presidente executivo quer inverter esta tendência. O administrador do grupo Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, explicou que no âmbito desta parceria a Refriango "trabalha as componentes de marketing", enquanto a empresa portuguesa compra o produto para distribuir no mercado português. "Este ano não estamos a contar com um impacto muito grande", uma vez que "vamos arrancar já a meio do ano", adiantou. "Só para o ano" é que haverá impacto para a Delta Cafés, mas Rui Miguel Nabeiro escusou-se a avançar com números, já que ainda estão "a alinhavar" as estimativas com a Refriango.

O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta, que esteve presente no evento, manifestou-se feliz por esta parceria. "Estou aqui com muita felicidade", disse, tendo destacado a rede de 23 departamentos comerciais que a Delta Cafés detém "em 23 cidades diferentes" do país.

Esta rede permite "estar na proximidade, porque o país precisa, as pessoas precisam da proximidade, (...) seja na área governamental, seja na área da saúde, na assistência, nas mais diversas formas, tudo só se consegue com proximidade (...) e é isso que temos conseguido a vida fora" disse, acrescentando que com a proximidade "o amigo traz o cliente". Por isso, disse, "tenho a certeza que [a parceria] vai dar felicidade a ambas as partes", concluiu.

Sugerir correcção
Comentar