Uma camisola de Ronaldo por uma raquete de pingue-pongue

Cavaco Silva e Presidente chinês trocam prendas num banquete no Palácio do Povo.

Foto
Cavaco Silva e Xi Jinping Kim Kyung-Hoon/Reuters

Cristiano Ronaldo é uma marca portuguesa. O capitão da selecção nacional foi um dos três protagonistas do banquete oferecido na quinta-feira pelo casal presidencial chinês, Xi Jinping e Peng Liyuan, em honra de Aníbal e Maria Cavaco Silva.

Tudo porque na troca de ofertas entre os dois chefes de Estado, o Presidente da República portuguesa presenteou o seu homólogo chinês com uma camisola do nº 7 da equipa nacional, jogador condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e a quem Xi Jinping, horas antes, tinha desejado felicidades no seu périplo pelo Brasil onde a selecção portuguesa vai disputar o Campeonato do Mundo, a partir de 12 de Junho.

Já Cavaco Silva recebeu do Presidente chinês uma caixa com uma raquete de ping pang qiu, ou seja, uma raquete de ténis de mesa, conhecido vulgarmente como pingue-pongue. 

O banquete decorreu à porta fechada, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, e prolongou-se por mais de duas horas. Durante a refeição, em que foram servidos oito pratos numa baixela de porcelana branca com barra dourada e faqueiro dourado, Cavaco Silva e Jinping estiveram sempre à conversa como velhos amigos.

De resto, na conferência conjunta que os dois Presidentes realizaram  antes do banquete de Estado, Jinping revelou que embora sendo "a primeira vez" que se encontra com Cavaco Silva tinha a sensação de ter “reencontrado um velho amigo.”

O Presidente português parte sábado a meio da manhã de Pequim para Macau, onde dará por terminada a sua visita oficial de sete dias à China a convite do Presidente da República Popular chinesa.

Sugerir correcção
Comentar