Pode uma criança sobreviver três dias ao frio e sem água?

É possível uma criança de 18 meses exposta ao frio e à humidade e sem ser alimentada sobreviver durante três dias sem a assistência de ninguém?

O pediatra Libério Bonifácio Ribeiro diz que “é totalmente impossível a uma criança dessa idade poder sobreviver nestas circunstâncias”. “Pode aguentar um tempo grande sem comer mas não sem beber e, com 18 meses, não tem aptidões para procurar sozinha líquidos”, diz o médico, que é presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica, sobre o caso da criança da Madeira que foi encontrada nesta quarta-feira com vida depois de ter estado três dias desaparecida.

Já a pediatra Paula Valente nota que não conhece as circunstâncias do caso, mas lembra que, por vezes, o improvável acontece: “Vemos as vítimas de tremores de terra que sobrevivem depois de longos períodos, até crianças mais pequenas. Há uma resistência do organismo que, às vezes, nos surpreende”.

A médica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, refere que nestes casos pode haver situações de hipotermia que podem ser fatais mas, ao mesmo tempo, a descida da temperatura do corpo também faz baixar o metabolismo, que faz diminuir as necessidades de alimento e de líquidos.

O pediatra Mário Cordeiro ressalva também que não conhece os contornos do caso mas que “é possível sobreviver se tiver a sorte de não se ferir ou cair”, lembrando que “o ser humano tem a capacidade intrínseca, resultante de muitos milhares de anos de história ancestral que estão na nossa memória antropológica, de sobreviver em condições extremas, aproveitando, instintivamente, os recursos”.

O médico refere que, “se estava vestida com agasalhos, pode ter mantido o calor colocando-se instintivamente em locais abrigados e em posições (como a posição fetal) que permitem aconchegar”. Pode também “ter recolhido água de uma levada ou até de pedras e plantas, e comido alguma planta ou fruto”, diz ainda o pediatra.
 

Sugerir correcção
Comentar