JP Morgan indemniza investidores que perderam dinheiro na crise financeira

Acordo foi atingido com investidores institucionais que investiram em títulos relacionados com o mercado imobiliário

O banco de investimento norte-americano JP Morgan concordou em pagar 4500 milhões de dólares (cerca de 3335 milhões de euros) aos investidores que, durante a crise financeira internacional, perderam dinheiro com os títulos vendidos pelo banco e relacionados com o mercado imobiliário.

O acordo foi assinado com 21 investidores institucionais e segue-se a um outro acordo semelhante (neste caso de 13 mil milhões de dólares) que o JP Morgan tinha assinado com o Governo norte-americano no mês passado. "Este acordo é mais um passo importante nos esforços do JP Morgan para colocar de lado o legado relacionado com os assuntos dos títulos do mercado imobiliário", afirmou a porta-voz do banco, Jennifer Zuccarelli.

Os títulos emitidos por vários bancos norte-americanos com base nos créditos para compra de casa - muitos do chamado mercado subprime - desempenharam um papel decisivo no desencadear da crise financeira internacional a partir de 2007. Com a queda dos preços das casas e o crédito mal parado a disparar, vários destes títulos, com classificações "AAA" atribuídas pelas agências de rating, perderam no imediato quase todo o seu valor.

Vários investidores institucionais, incluindo fundos de pensões, perderam uma grande parte do seu capital, num fenómeno que ganhou cada vez mais dimensão à medida que se foram registando falências em instituições importantes. O caso mais marcante foi o colapso do Lehman Brothers, que teve impactos em instituições financeiras em todo o Mundo e levou a que vários Estados tivessem de intervir para resgatar os bancos.

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar