Governo dos Açores congratula-se com resistência da economia regional à recessão em 2011

A actividade económica da região registou “metade do efeito recessivo que teve a média nacional”.

Foto
O PIB dos Açores continua acima do das regiões do Alentejo, Norte e Centro Carlos Lopes

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, congratulou-se com o facto de os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelarem que este arquipélago foi a região do país que melhor resistiu à recessão económica em 2011.

“Os Açores foram a região que melhor conseguiu resistir ao enquadramento de recessão que se registou em todo o país”, afirmou Sérgio Ávila, acrescentando que isso aconteceu porque os Açores “conseguiram tomar medidas para minimizar de forma significativa os efeitos desta conjuntura nacional adversa”.

Os dados divulgados pelo INE indicam que, em 2011, a economia dos Açores foi a que melhor resistiu à crise, já que, apesar de ter registado uma evolução real negativa (-0,7%), nenhuma outra região obteve melhor evolução. O país decresceu 1,6%, a Madeira caiu 2,3% e oAlgarve continuou a ser a região mais afectada pela conjuntura económica, com um decréscimo real do PIB de 2,5%.

Nestas duas últimas regiões, a evolução reflectiu em grande medida o efeito da contracção registada no Valor Acrescentado Bruto do ramo da construção (-9,7% em 2011 para o total do país).

Ávila salientou ainda que os números mostram que o recuo registado na actividade económica nos Açores é “metade do efeito recessivo que teve a média nacional”.

No que se refere ao PIB, os Açores mantêm-se com 94% da média do país, continuando acima do das regiões do Alentejo, Norte e Centro.

Outro sinal do bom desempenho da economia açoriana no contexto nacional, relevado por Sérgio Ávila, é o facto de o INE ter revisto em alta os dados de 2010, ano em que os Açores também registaram um desempenho bastante superior ao da Madeira, com um crescimento de 1,8% contra apenas 0,7% da região governada por Alberto João Jardim.

Sugerir correcção
Comentar