Bersani é o candidato do centro-esquerda às legislativas em Itália

Na segunda volta das eleições partidárias, obteve 61,5% dos votos, contra 38,5% de Matteo Renzi.

Foto
Pier Luigi Bersani obteve uma vitória esmagadora Alberto Pizzoli/AFP

O líder do Partido Democrático (PD), Pier Luigi Bersani, foi hoje confirmado como candidato do centro-esquerda à chefia do Governo italiano nas eleições legislativas de 2013.

Na segunda volta das eleições primárias, Bersani recolheu 61,5% dos votos, contra 38,5% de Matteo Renzi, de acordo com os resultados provisórios avançados pelo instituto Piepoli.

Antigo dirigente comunista, Bersani, de 61 anos, foi ministro nos governos de Romano Prodi e de Massimo d'Alema.Era o candidato do aparelho do partido.  

O candidato derrotado, Matteo Renzi, não precisou de muito tempo para comentar os resultados. "Era justo tentar, foi bonito o que fizemos juntos. Obrigado a todos do coração", escreveu na sua conta de twitter o presidente da câmara de Florença e a grande surpresa destas primárias. 

As legislativas estão marcadas para Março. O antigo primeiro-ministro Sílvio Berlusconi, líder do maior partido de direita, Povo da Liberdade, prometera voltar a ser candidato à chefia do Governo de Itália caso Bersani ganhasse as eleições na esquerda e fosse o antigo comunista o candidato nas legislativas.

 
 

Sugerir correcção
Comentar