A Apple encolheu o iPad para caber no mercado do Kindle Fire
A Apple apresentou esta terça-feira uma versão reduzida do iPad, com um ecrã de 7,9 polegadas, para conquistar um espaço no mercado em crescimento dos tablets mais pequenos.
O novo iPad Mini – revelado num evento que decorreu no California Theatre, em San Jose – tem um ecrã de 7,9 polegadas, uma resolução de 1024x768, apenas 7,2 milímetros de espessura e é 53% mais leve do que o seu antecessor. Para além do iPad Mini, a Apple apresentou também a 4ª geração do iPad já conhecido, com o mesmo ecrã de 9,7 polegadas mas com um processador mais rápido.
O presidente executivo da Apple, Tim Cook, revelou na mesma ocasião que já foram vendidos mais de 100 milhões de iPads desde o lançamento do primeiro modelo, há dois anos e meio.
Steve Jobs recordado pelas críticas aos ecrãs inferiores a 10 polegadasApós a apresentação do iPad Mini, foram lembradas – um pouco por toda a Web – as palavras do co-fundador da Apple Steve Jobs, que em Outubro de 2010 afirmou publicamente que "um ecrã de 10 polegadas é o mínimo exigível para desenvolver boas aplicações para tablets".
No mesmo discurso, Jobs afirmou que "cada utilizador de
tabletsé também um utilizador de
smartphones. Nenhum
tabletpode competir com a mobilidade de um
smartphone– a facilidade com que pode ser transportado nos bolsos ou numa mala e a facilidade com que pode ser usado no meio de uma multidão. Dando como adquirido que todos os utilizadores de
tabletsjá têm um
smartphoneno bolso (...), esse compromisso é um erro. Os
tabletsde 7 polegadas não são uma coisa nem outra, são grandes de mais para competirem com os
smartphonese pequenos de mais para competirem com um iPad".
É verdade que o ecrã do iPad Mini tem mais de 7 polegadas, mas é impossível não incluí-lo na categoria dos tablets que ficam a meio caminho ente os smartphones e a versão maior do iPad.
Na apresentação do iPad Mini, o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, explicou o que a empresa considera ser "as diferenças gigantescas" entre o seu novo equipamento e o Samsung Galaxy Tab.
Vendas de tablets mais pequenos continuam a crescerDe acordo com um relatório da empresa britânica Context, os números do mercado apontam para uma grande oportunidade de negócio no segmento dos equipamentos que ficam a meio caminho entre os smartphones e o iPad original. Só no Reino Unido, as vendas de tablets de 7 polegadas (como o Samsung Galaxy Tab ou o Blackberry Playbook) aumentaram de 10.000 em Abril, Maio e Junho para mais de 220.000 em Julho, Agosto e Setembro.
Mais do que uma simples entrada no segmento dos tablets mais pequenos, os analistas da Context acreditam que o novo iPad é a resposta da Apple ao lançamento do Kindle Fire, da Amazon.
"Um iPad de 7 polegadas deve ser encarado com preocupação pela maioria da concorrência, mas nós acreditamos que terá mais consequências sobre as vendas da Amazon, já que um 'iPad mini' tornará o equipamento mais apetecível para o consumo de conteúdos do que os seus irmãos [as anteriores versões do iPad]. Acreditamos que a Apple vai retirar quota de mercado à família dos Kindle e mesmo à aplicação Kindle, porque vai promover o seu novo tablet como um equipamento dirigido à aplicação iBooks", disse ao site do jornal
No evento desta terça-feira, a Apple apresentou ainda a nova versão da aplicação iBooks e novos modelos das suas linhas de computadores portáteis e de secretária.
Notícia actualizada às 13h00