António Costa: “exemplo de integridade” de Ribeiro Machado “perdurará em Lisboa”

Foto
Costa destaca papel desempenhado por Ribeiro Machado na construção da democracia em Lisboa Rui Gaudêncio

O presidente da câmara de Lisboa destacou nesta segunda-feira o papel de Aquilino Ribeiro Machado na construção da democracia naquela autarquia, após a Revolução dos Cravos. António Costa recorda o antecessor – que morreu nesta segunda-feira, aos 82 anos – como “o profissional respeitado, o democrata de sempre, o cidadão solidário e o amigo querido”.

“Aquilino Ribeiro Machado foi o primeiro presidente da câmara de Lisboa eleito democraticamente, tendo iniciado em 1976 a construção do poder local democrático na cidade”, afirma António Costa, numa nota publicada no site da câmara de Lisboa. “Curvo-me respeitosamente perante a sua memória”, continua.

António Costa diz que o “exemplo de integridade e dedicação [de Aquilino Ribeiro Machado] perdurará na cidade de Lisboa que amou e serviu”. Os destinos da autarquia estiveram a cargo de Ribeiro Machado entre 1977 e 1980, ano em que foi sucedido no cargo por Nuno Krus Abecasis (CDS). Os socialistas só voltariam a liderar a capital em 1989, com Jorge Sampaio.

Sugerir correcção
Comentar