Banif teve prejuízo de 76 milhões no primeiro trimestre

Foto
Filipe Arruda

O Banif-Grupo Financeiro registou um prejuízo de 75,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 1304% face ao lucro de 6,3 milhões alcançado no mesmo período de 2011, anunciou o banco.

Esta forte deterioração é explicada sobretudo por “um aumento significativo do nível de imparidades associadas a crédito”, num contexto em que a contracção da economia tem provocado “um aumento e deterioração da situação financeira do sector empresarial”.

Simultaneamente, neste período diminuiu o produto bancário, apesar de uma diminuição de 7,3% dos custos operacionais face aos primeiros três meses do ano passado. A rede de pontos de venda do Banif-Grupo Financeiro passou de 588 para 550 entre o primeiro trimestre de 2011 e o primeiro trimestre deste ano, com o número de agências bancárias a cair de 375 para 352 nos 12 meses terminados em Maio.

Os recursos de clientes do Banif-Grupo Financeiro subiram 4,7% entre os dois trimestres em análise, para 7990 milhões de euros, e os depósitos de clientes de retalho subiram 2%.

O cash-flow caiu 112%, de 41,8 milhões de euros para -5,08 milhões, e a margem financeira caiu 43,8%, de 77,9 milhões de euros para 43,8 milhões.
Neste contexto, no final de Março a Banif SGPS nomeou novos membros para os seus órgãos sociais e uma nova equipa de gestão, que “está totalmente focada na implementação de um profundo processo de reestruturação a nível societário e operacional”, para adequar o Grupo aos novos desafios que resultam de “um contexto económico recessivo e de uma regulação mais exigente”.

Sugerir correcção
Comentar