Pilotos da Iberia iniciam greves às segundas e sextas-feiras, até Julho

Foto
Foto: Dominique Faget/ AFP Photo

Os pilotos da companhia espanhola de aviação Iberia iniciam hoje uma série de greves, às segundas e sextas-feiras, marcada para durar até 20 de Julho.

De acordo com os dados disponibilizados pela companhia aérea, serão canceladas três ligações Lisboa-Madrid e três Madrid-Lisboa.

Hoje, feriado em várias regiões autónomas do país vizinho e dia de regresso de férias de Páscoa para muitas famílias espanholas, prevê-se a anulação de 156 voos em consequência da greve na Iberia, segundo o diário El País. A agência EFE adiantava entretanto que foram cancelados 127 voos, 54 dos quais dentro de Espanha, 64 de médio curso e nove transcontinentais.

Esta série de 30 greves resulta do conflito que os pilotos têm com a empresa por ter criado a Iberia Express, uma filial da Iberia de baixo custo que oferece bilhetes a preços mais económicos em muitas rotas de curto e médio curso.

A Iberia Express começou a funcionar a 25 de Março, dia em que os pilotos romperam as negociações com a casa-mãe, e menos de dois dias depois de ter descolado o primeiro avião da nova companhia o seu sindicato (o Sepla) estava a anunciar a vaga de greves que hoje começa.

A Iberia diz que os 12 dias de greve convocados pelo Sepla em Dezembro, Janeiro e Fevereiro custaram em média três milhões de euros por dia à empresa, mas o sindicato diz que estes valores são completamente falsos.

O Sepla acusa a Iberia de violar o convénio que mantém com os pilotos ao criar a Iberia Express e de estar a dividir a actividade da casa-mãe.

Sugerir correcção
Comentar