Gulbenkian apresenta reedição de “Mediterrâneo, Ambiente e Tradição”, de Orlando Ribeiro

Foto
A obra está alicerçada em trabalho de campo e em numerosas viagens Nelson Garrido

A obra “Mediterrâneo, Ambiente e Tradição”, escrita na década de 1960 pelo geógrafo Orlando Ribeiro, é hoje apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), que a reedita 43 anos depois da primeira publicação.

Este “livro, em que o geógrafo Orlando Ribeiro retratou, há meio século, o ‘Mundo Mediterrâneo’, foi concebido de modo original, reflexo directo da sua personalidade portuguesa”, afirma na introdução da obra a viúva do autor, a geógrafa Suzanne Daveau, que fará hoje a apresentação às 18h30.

O livro, afirma a geógrafa, “mantém todo o interesse, ao lembrar quais são as raízes fundas e sólidas de que surtos de renovo voltam, sucessiva e inesperadamente, a brotar”.

Suzanne Daveau afirma que o “texto, sintético, elegante, elaborado numa linguagem ao mesmo tempo simples e precisa, insere-se solidamente na vasta obra do autor, por estar alicerçado em muito trabalho de campo, em numerosas viagens e em vastas leituras e trocas de ideias com colegas de diversas especialidades e países”.

A nova edição de “Mediterrâneo, Ambiente e Tradição”, segundo nota da Fundação Calouste Gulbenkian, “segue o texto da segunda edição, de 1987, mas apresenta uma ilustração fotográfica refeita que permite mostrar o esplendor natural e humano do mundo mediterrânico, aproveitando as potencialidades do arquivo de imagens do Centro de Estudos Geográficos de Lisboa, alimentado desde a sua criação pelas colecções de fotografias recolhidas por Orlando Ribeiro e seus colaboradores”.

Depois de “Mediterrâneo, Ambiente e Tradição”, a Fundação irá editar uma compilação de textos de Orlando Ribeiro sobre ensino superior e ciência, com organização de Suzanne Daveau.

Sugerir correcção
Comentar