Mais recente Android do Google chega este mês a Portugal

Foto
O Galaxy Nexus é o quarto com a marca Google Bobby Yip/Reuters

O smartphone Galaxy Nexus, produzido pela Samsung em parceria com o Google, “estará disponível em Portugal durante o mês de Dezembro, a tempo do Natal”, anunciou a fabricante sul-coreana.

O Samsung Galaxy Nexus é o primeiro telemóvel equipado com a mais recente versão do Android – a versão 4.0, também chamada Ice Cream Sandwich –, que visa ser uma plataforma uniforme para smartphones e tablets (até aqui, havia uma versão para tablets e outra para telemóveis).

O aparelho tem um ecrã de 4,65 polegadas (com uma resolução de 1280 por 720 pixeis), câmaras frontal e traseira, um processador de 1,2Ghz de núcleo duplo e 1Gb de RAM. É o quarto telemóvel com marca Google, desde que esta empresa começou, em 2008, a distribuir o sistema operativo Android, concorrente do iOS, da Apple, que equipa o iPhone, iPod Touch e iPad.

Os telemóveis lançados com a chancela do Google (os dois primeiros fabricados pela HTC, os últimos dois pela Samsung) pretendem ser modelos de referência, para estabelecer uma fasquia para o fabrico de aparelhos Android.

O sistema – que tem vindo a crescer em popularidade – pode ser usado livremente por qualquer fabricante. Porém, as adaptações a hardware diferente e as alterações que muitos fabricantes optam por fazer ao próprio sistema levam a que a actualização para a versão mais recente lançada pelo Google tenda a demorar ou, no caso de alguns modelos, a não ser feita pelas marcas.

Notícia corrigida às 18h24Indicava-se incorrectamente que o Galaxy Nexus era o terceiro telemóvel com a marca Google. É o quarto.
Sugerir correcção
Comentar