Restauração reúne-se hoje com Governo para discutir aumento do IVA

Foto
AHRESP reivindica há muitos anos a redução do IVA no sector Foto: PÚBLICO7Arquivo

A associação do sector, que também representa as empresas de hotelaria, tem um encontro marcado com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

O eventual aumento do IVA vai ser um dos temas em discussão na reunião de hoje, já que a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) há muito reivindica taxas reduzidas para o sector.

No entanto, face à intenção de aumentar a carga fiscal e à possibilidade de o executivo eliminar a taxa intermédia de IVA, a associação tem-se mostrado preocupada, tendo inclusivamente alertado para o facto de a restauração e hotelaria poderem vir a perder 120 mil postos de trabalho, fruto de uma perda de receitas na ordem de 1,8 mil milhões de euros.

O secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, disse hoje à Lusa que “isso seria matar a galinha dos ovos de ouro dando um tiro na cabeça da galinha e, ainda por cima, acertando no nosso pé”, referindo à eliminação da taxa intermédia de 13%.

Para este responsável da AHRESP, essa possibilidade não é “um cenário real” por ser uma hipótese “catastrófica e pôr em causa muita coisa” no âmbito do sector do turismo, em particular a viabilidade de “mais de metade” das empresas do ramo, que é o mais exportador do país, lembrou.

José Manuel Esteves sublinhou ainda que estão em causa cerca de 120 mil postos de trabalho dentro do setor, que podem vir a ser eliminados, com a perda de receitas a poder atingir os 1,8 mil milhões de euros.Com Lusa

Sugerir correcção
Comentar