Conselho Nacional reúne-se hoje para analisar situação política

Foto
Pedro Passos Coelho Hugo Correia

O Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje para analisar a situação política, quase uma semana depois de o primeiro-ministro ter apresentado a demissão e dois dias antes do Conselho de Estado que deverá discutir a convocação de eleições.

Da ordem de trabalhos divulgada para a reunião do órgão máximo dos sociais-democratas entre Congressos fazem ainda parte a aprovação do Relatório e Contas do ano de 2010 do PSD e apreciação e votação do Orçamento do PSD para 2011.

A reunião está marcada para as 21h00, num hotel em Lisboa. Antes, reúne-se a comissão política nacional, na sede do PSD.

O primeiro-ministro, José Sócrates, apresentou na quarta-feira a demissão, depois de a oposição ter rejeitado, no Parlamento, o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) do Governo.

O Presidente da República, Cavaco Silva, que ainda não aceitou a demissão do chefe de Governo, já recebeu em audiência os partidos com representação parlamentar (PS, PSD, CDS-PP, BE, PCP e PEV) e ouviu de todos eles a indicação de que a realização de eleições legislativas antecipadas será a única alternativa para ultrapassar este impasse.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu a data de 29 de Maio para a realização de eleições, ao contrário de todos os partidos de esquerda, que preferem o dia 5 de Junho.

Cavaco Silva convocou para quinta-feira o Conselho de Estado, que terá como único ponto de agenda a dissolução da Assembleia da República.

Sugerir correcção
Comentar