Milhares de utilizadores do Gmail perdem todos os e-mails

Foto
A empresa está a trabalhar para recuperar os e-mails desaparecidos Tobias Schwarz/Reuters

Muitos utilizadores do Gmail perderam todos os e-mails devido a uma falha técnica. Segundo o Google, o problema afectou 0,08 por cento das contas – cerca de 150 mil utilizadores.

De acordo com queixas que surgiram na Web, muitos utilizadores depararam-se, ao entrar na respectiva conta de Gmail, com a mensagem de boas-vindas que o serviço apresenta aos novos utilizadores. Todos os e-mails tinham sido apagados, bem como os registos de conversas no sistema de chat, as pastas criadas e as configurações pessoais da conta.

A página do Google que monitoriza o funcionamento dos diversos serviços dá conta de uma “interrupção do serviço” desde domingo.

O Gmail foi lançado em 2004 com 1GB de espaço de armazenamento – um enorme salto face ao que a concorrência então oferecia. Desde então, o serviço tem vindo a aumentar gradualmente a capacidade e oferece actualmente cerca de 7,5GB.

A grande capacidade de armazenamento fez com que muitos utilizadores deixassem de apagar e-mails e tenham anos de mensagens guardados (há até quem use o serviço para armazenar outro tipo de informação).

Na sequência da falha, alguns utilizadores deixaram de ter acesso às respectivas contas, já no período em que o Google tentava resolver o problema.

O Gmail é um dos mais conhecidos serviços do Google e serviu de âncora para que a empresa lançasse uma série de outras funcionalidades (como os Google Docs e o Calendar), todas voltadas para o armazenamento de informação na “nuvem” de servidores, em vez de no computador pessoal.

A empresa afirmou que está a trabalhar para recuperar os e-mails desaparecidos.

Sugerir correcção
Comentar