Fenprof reúne com ministério para negociar quotas para avaliação dos professores

Foto
A Fenprof vai sugerir à tutela que não haja quotas na avaliação dos professores Foto: Pedro Cunha/arquivo

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reúne hoje com o Ministério da Educação para negociar os projectos de despachos que estabelecem as quotas para a avaliação de professores, matéria com a qual discorda.

“A Fenprof não está de acordo com a existência de mecanismos administrativos que fixam o mérito com que quaisquer trabalhadores desempenham as suas funções. A posição que temos desde sempre é favorável ao reconhecimento do mérito em absoluto, isto é, uma escola pode perfeitamente ter um número de professores merecedor de determinadas avaliações abaixo daquilo que a quota estabelece ou acima”, afirmou o secretário-geral da Fenprof.

Mário Nogueira considera que, “independentemente do modelo de avaliação que vigora, a existência de quotas na avaliação é sempre um mecanismo que perverte a própria avaliação, que perverte o sentido da avaliação que é o reconhecimento do mérito absoluto”.

Como contraproposta, a Fenprof vai sugerir à tutela que não haja quotas na avaliação dos professores. A Fenprof vai aproveitar a reunião para “reiterar a exigência de suspensão do actual modelo de avaliação”. A reunião está marcada para as 09h30.

Sugerir correcção
Comentar