Reguengos de Monsaraz investe 730 mil euros na rede de abastecimento e de saneamento

Foto
Parte da água distribuída no concelho tem origem na Barragem do Monte Novo Enric Vives-Rubio

O município alentejano de Reguengos de Monsaraz anunciou hoje que está a modernizar a rede de abastecimento e de saneamento em baixa do concelho, num investimento global de 730 mil euros.

Os projectos em curso e os que vão avançar no próximo ano abrangem as condutas de abastecimento em baixa em vários troços, a requalificação do reservatório de Falcoeiras e a implementação da Rede de Telegestão e Tratamento Automático de Água para as Células da Rede de Abastecimento. Devido ao desgaste natural do equipamento, justifica a autarquia, “torna-se, cada vez mais, premente” a colocação de novas condutas de abastecimento de água e a recuperação de outras infra-estruturas.

A água distribuída no concelho tem origem no Sistema Multimunicipal em alta da Águas do Centro Alentejo, proveniente da Barragem do Monte Novo, e de captações localizadas nas freguesias de Reguengos de Monsaraz, Campinho e Monsaraz.

A autarquia gere 14 sistemas de abastecimento público em baixa, que correspondem a todos os aglomerados populacionais do concelho, registando em 2009 uma cobertura de 97 por cento da população residente.

A câmara é igualmente a entidade gestora dos 14 sistemas de saneamento público de águas residuais em baixa, que cobrem cerca de 95 por cento da população.

As obras de modernização têm também como objectivo fazer chegar o abastecimento a 98 por cento dos munícipes e o saneamento a 97 por cento.

O presidente do município, José Calixto, considera que “as intervenções visam aumentar a qualidade do serviço, aumentando a eficiência e a qualidade do tratamento de águas residuais, sem infiltrações indesejadas, assim como o aumento da qualidade da água para abastecimento, pois reduzindo o número de roturas aumenta-se exponencialmente a qualidade da água para os munícipes”.

Sugerir correcção
Comentar