Dívida deveria ser considerada crime público

Tendo liderado uma média empresa da área dos moldes, como avalia o endividamento de Portugal?

A dívida que os últimos governos, PS e PSD, deixaram acumular em Portugal deveria ser considerada um crime público. Nomeadamente porque nos tornou dependentes dos credores internacionais e coloca em causa o bem maior de qualquer país que é independência nacional. Que, no caso do nosso país, tem mais de oito séculos e custou muito sofrimento.

Daqui a cinco anos, aonde é que Portugal vai estar?

Gostaria de ser mais optimista, mas, em consciência, não é previsível que esteja melhor. Para vencer a crise e melhorar a vida dos portugueses, a nossa democracia precisa urgentemente de saber escolher os melhores e os mais devotados à causa pública e não aqueles que nos são servidos numa bandeja prontos para eleições. Será através da pedagogia do exemplo de bons dirigentes que poderemos aspirar a iniciar um processo, forçosamente lento, da construção de um Portugal novo onde dê gosto viver.


Mas há uma solução para a situação económica de Portugal?

Apesar de tudo, dada a pequena dimensão do país, considero que as empresas portuguesas e as estrangeiras a operar em Portugal têm condições de salvar a economia portuguesa.


Para chegarmos a esse ponto, as empresas precisam de uma estratégia nacional clara e coerente, precisam de um Estado decente e sério e de uma profunda reforma ao nível da exigência educativa. O objectivo principal dos portugueses terá de ser a subida na cadeia de valor através da inovação e de recursos humanos qualificados.

C.F.
Sugerir correcção
Comentar