Testes de resistência aos bancos europeus divulgados na sexta-feira

Foto
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal Rafael Marchante (Reuters)

Os testes de resistência aos 91 bancos europeus, incluindo quatro portugueses, serão divulgados às 17H00 da próxima sexta-feira, anunciou hoje o Comité de Supervisores Bancários Europeu (CEBS).

Os testes de resistência aos 91 bancos europeus, incluindo quatro portugueses, serão divulgados às 17H00 da próxima sexta-feira, anunciou hoje o Comité de Supervisores Bancários Europeu (CEBS, sigla em inglês).

Em comunicado, o comité garante que que irá divulgar na sua página electrónica um resumo do resultado dos testes a partir das 17H00 de Londres, juntamente com um comunicado de imprensa onde apresentarão as principais conclusões sobre a resistência do sector bancário.

O CEBS irá ainda disponibilizar no seu site um resumo dos resultados dos bancos por país, mas os resultados individuais dos só serão divulgados pelas instituições financeiras ou pelos bancos centrais, nos seus respectivos sites.

Os testes serão feitos a 91 bancos europeus, entre os quais quatro portugueses (BES, CGD, BCP e BPI), sendo o Banco de Portugal a entidade responsável pelo exercício em Portugal.

Os mercados financeiros solicitaram a publicação destes testes para que se conheça a exposição dos bancos europeus à dívida da Grécia e outros países da zona do euro. O objectivo é analisar a resistência do sector bancário europeu e a capacidade que os bancos têm de suportar condições adversas e riscos nos mercados financeiros.

Sugerir correcção
Comentar