Coreia do Norte: Kim Jong-il foi a reunião extraordinária do Parlamento

Foto
Kim numa visita à empresa Namheung Youth Chemistry, numa foto divulgada pela agência KCNA Reuters

O líder norte-coreano, Kim Jong-il, esteve no Parlamento para dar aprovação formal à nomeação de um novo primeiro-ministro e selar à nomeação do cunhado, Jang Song-thaek, como vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa.

Em rara reunião extraordinária anual da Assembleia Suprema do Povo – e segunda em dois meses – as altas autoridades norte-coreanas substituíram o chefe de Governo, responsável pela política económica, dando a Choe Yong-rim, um oficial de topo do partido, as tarefas antes desempenhadas por Kim Yong-il.

Os analistas apontam que esta mudança deverá estar ligada à reavaliação feita à moeda no final do ano passado que, de acordo com alguns media, causou vasto descontentamento popular.

Kim Jong-il, que sofreu um acidente vascular cerebral em 2008, não participou na sessão anterior da Assembleia, em Abril, na qual foi aprovada uma revisão constitucional que fortaleceu ainda mais o seu poder no país.

Os peritos esperam da nova reunião, que agora decorre, alguns importantes anúncios – provavelmente sobre mudanças na estrutura do poder ou sobre a sucessão do líder máximo – senão mesmo declarações oficiais sobre o caso do afundamento de uma corveta sul-coreana em Março, que causou enorme tensão internacional e levou Seul pressionar para que sejam adoptadas sanções contra Pyongyang no seio do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sugerir correcção
Comentar