Falência da Alcoa Fujikura “terá grande impacto” na Autoeuropa

Em declarações ao PÚBLICO, António Chora revelou que vai reunir, amanhã, com a direcção da Autoeuropa, para apurar o impacto da insolvência da empresa europeia de produção de cablagens da Alcoa Fujikura no fornecimento de peças à fábrica de Palmela.

Tal como o PÚBLICO noticiou em primeira mão, a administração da Autoeuropa informou as sociedades do parque industrial de Palmela sobre a falência da AFL.

“Numa situação de crise automóvel é normal que os fornecedores tenham menos capacidade do que as construtoras. O problema vai ter de ser debatido, pois ele diz respeito não só à Autoeuropa, mas também à própria Volkswagen. Há muita produção envolvida”, refere António Chora.

A AFL fornece cablagens para todos os modelos produzidos pela Autoeuropa: o Volkswagen Sharan, o Eos e o Scirocco. Desde 2007, altura em que fechou a fábrica da Alcoa no Seixal, que a Autoeuropa e outras empresas do parque estavam a ser abastecidas de cablagens através das unidades da fabricante AFL na Europa de Leste.

A reunião de António Chora com a direcção da Autoeuropa terá lugar amanhã, no entanto, o sindicalista refere que “a produção das cablagens está assegurada até ao final da semana”.

A Alcoa Fujikura fornece cablagens em todo o mundo e é essa unidade que pode vir a entrar em falência.

Sugerir correcção
Comentar