Inquérito a Abu Ghraib conterá imagens de violação e abusos sexuais dos prisioneiros

Foto
Fotos conhecidas em 2004 mostraram ao mundo os abusos em Abu Ghraib Reuters

Uma série de fotografias de alegados abusos a detidos em Abu Ghraib revelam aparentemente casos em que foram cometidas violações e abusos sexuais, dava hoje conta o diário britânico "The Daily Telegraph" com base em declarações do antigo responsável militar dos Estados Unidos que conduziu o inquérito sobre a prisão de Abu Ghraib no Iraque.

Pelo menos uma das imagens mostra um soldado norte-americano a, aparentemente, violar uma prisioneira, enquanto outra mostra um tradutor a violar um prisioneiro, outras ainda mostram abusos sexuais aos detidos com recurso a uma matraca, cabos eléctricos e um tubo fosforescente e há pelo menos uma outra em que uma prisioneira é despida à força sendo-lhe exibidos os seios nus.

Todo este conteúdo visual foi confirmado ao Telegraph pelo major general António Taguba, antigo oficial do exército norte-americano que conduziu um inquérito aos abusos praticados sobre prisioneiros na prisão iraquiana de Abu Ghraib, sob tutela dos Estados Unidos. Denúncias de casos de violação e abusos sexuais eram já mencionadas no relatório que Taguba assinou em 2004 mas, até agora, era desconhecida a existência de imagens.

Sugerir correcção
Comentar