"Billy Elliot" é o mais nomeado dos prémios Tony

É definitivamente o ano de "Billy Elliot", um musical britânico que está em cena no Imperial Theatre em Nova Iorque, encenado por Stephen Daldry e com música de Elton John. E não apenas porque foi o espectáculo que mais nomeações recebeu para os Tony Awards, os "óscares" do teatro americano, mas também porque recebeu 15.

Está a competir com outro musical, "Next to Normal", em 10 categorias. Como lembrava o "New York Times", os dois tiveram óptimas críticas da imprensa. Surpreendente, segundo o jornal americano, terão sido as oito nomeações para "Shrek", comparadas com outro musical que veio do cinema, "9 to 5: The Musical," que recebeu apenas quatro. "Billy Elliot", "Next to Normal", "Rock of Ages" e "Shrek" estão, então, nomeados para melhor musical.

Quanto às nomeações para o teatro sem ser musical, as peças "Mary Stuart" e "The Normal Conquests" foram as que receberam mais (sete), sendo que "Dividing the Estate", de Horton Foote, "God of Carnage", de Yasmina Reza, "Reasons to Be Pretty", de Neil LaBute e "33 Variations", de Moisés Kaufman competem pela melhor peça. Jeff Daniels, por "God of Carnage", Raul Esparza, por "Speed-the-Plow", James Gandolfini, por "God of Carnage", Geoffrey Rush, por "Exit the King" e Thomas Sadoski, por "Reasons to be pretty" competem pelo Tony de melhor actor numa peça. Para o prémio de melhor actriz estão nomeadas Hope Davis e Marcia Gay Harden por "God of Carnage", Jane Fonda, por "33 Variations" e Janet McTeer e Harriet Walter por "Mary Stuart".

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia a 7 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar