Portgás passou a operar no mercado com a marca EDP Gás

A Portgás, concessionária de distribuição de gás natural no litoral norte, passou a operar no mercado a partir de 1 de Janeiro com a marca EDP Gás, anunciou hoje a EDP em comunicado.

A EDP Gás, “sub-holding” do grupo EDP para a área do gás, é responsável pela gestão de todas as actividades desenvolvidas pelo grupo ao longo da cadeia de valor do gás natural, designadamente aprovisionamento, transporte, distribuição e comercialização, a nível ibérico. A mudança ocorre na sequência da separação das actividades de distribuição e de comercialização (unbundling) ditada pela legislação relativa à abertura do mercado do gás natural.

Nesse sentido, a concessionária está ainda a adaptar a sua estratégia de actuação de forma a responder aos requisitos legais e regulamentares, tendo para este efeito criado duas empresas que actuarão no mercado com duas sub-marcas distintas: EDP Gás Distribuição e EDP Gás Serviço Universal. A EDP Gás Distribuição será responsável pela operação e manutenção da rede de distribuição, à qual terão acesso, em condições de igualdade, todos os agentes de mercado que pretendam fornecer gás natural a clientes na zona de concessão litoral norte.

A EDP Gás Serviço Universal, comercializador de último recurso retalhista para a mesma área geográfica, será responsável pelo fornecimento de gás natural no mercado regulado. A Portgás fechou o ano de 2007 com 178 mil clientes, um volume de gás natural vendido de 192 milhões de metros cúbicos e uma extensão de rede de 2.800 quilómetros.

Sugerir correcção
Comentar