Aterragem de emergência nos EUA após incêndio de computador portátil

Aeronave aterrou num aeroporto do estado norte-americano do Michigan. Nenhum dos passageiros ficou ferido.

Foto
Reuters/LUCAS JACKSON

Um avião companhia aérea norte-americana JetBlue, que ligava Nova Iorque a São Francisco, aterrou de emergência num aeroporto do Michigan, esta terça-feira, após a tripulação ter detectado um incêndio a bordo. De acordo com a CBS News, que cita um comunicado da agência federal norte-americana de aviação (a FAA, na sigla inglesa), o fogo terá tido origem na bateria de lítio de um computador portátil que um passageiro transportava na bagagem de mão.

Alan Honniball era um dos passageiros que viajava a bordo da aeronave, acompanhado pela filha Kailey. O passageiro descreveu ao canal televisivo momentos de pânico, com “toda a gente levantada" e "fumo por todo o lado".

De acordo com o aeroporto Gerald Ford, no Michigan, “o fogo foi apagado antes de a aeronave aterrar”, e nenhum dos 158 ocupantes do aparelho ficou ferido. O computador foi retirado e está a ser analisado.

O voo chegaria ao destino final, São Francisco, já esta quarta-feira, segundo a Fox News.

De acordo com a FAA, foram registados este ano 12 incêndios a bordo de voos nos EUA, todos causados por dispositivos com baterias de lítio. O incidente surge numa altura em que vigora uma proibição de transporte de computadores e aparelhos electrónicos como tablets em voos oriundos de alguns países do Médio Oriente com destino aos Estados Unidos, e em que se discute o alargamento da medida a outras nações, incluindo estados europeus.

Sugerir correcção
Comentar