Rússia e Turquia reforçam coordenação após morte de soldados turcos na Síria

Bombardeamento russo matou acidentalmente três militares que combatem os jihadistas do Daesh em redor de Al-Bab, a 30 quilómetros da fronteira.

Foto
Combatentes da oposição lutam contra o Daesh em Al-Bab, província de Alepo KHALIL ASHAWI/Reuters

Um erro da aviação russa no Norte da Síria provocou a morte a três soldados turcos e deixou onze feridos. Os russos tentavam atingir alvos do Daesh, explica o Exército turco num comunicado, “mas três soldados caíram como mártires quando o edifício que as nossas unidades tinham ocupado foi atacado”. Moscovo já “pediu desculpas” e Vladimir Putin telefonou a Recep Tayyip Erdogan para lamentar o incidente.

Depois da conversa telefónica dos dois presidentes, foi anunciado que os países vão colaborar mais de perto nas operações contra os jihadistas. “A coordenação militar será reforçada no quadro na operação na Síria contra os combatentes do Estado Islâmico e outras organizações terroristas”, informou o Kremlin. Segundo a agência de notícias RIA, Putin disse a Erdogan que este raide só aconteceu por causa da fraca comunicação entre as Forças Armadas dos dois países, com os russos a desconhecerem as coordenadas exactas dos turcos.

Depois de um período complicado, na sequência do abate de um avião russo pela Turquia, há dois anos, Ancara e Moscovo ensaiam desde o Verão passado uma reaproximação, processo que Erdogan fez por acelerar nos últimos tempos, face à deterioração de laços com outros aliados, como a União Europeia. O resultado mais extraordinário desta renovada aliança é a colaboração na Síria, onde Putin e Erdogan estiveram anos em total desacordo e agora negoceiam juntos acordos de cessar-fogo.

Semanas depois de terem assegurado uma trégua, russos e turcos atacaram pela primeira vez o Daesh numa missão conjunta em Janeiro, precisamente na área de Al-Bab, uma cidade a 40 quilómetros de Alepo e a 30 da fronteira turca.

Rebeldes sírios apoiados pelos turcos combatem os jihadistas aqui há alguns meses. Na quarta-feira, anunciaram ter alcançado os arredores de Al-Bab e dizem-se prestes a conquistar a cidade. Encurralado por esta operação a Norte, o Daesh enfrenta as forças governamentais sírias a Sul, de onde chegam relatos de combates ferozes. Os dois lados estão agora a cerca de três quilómetros de distância em lados opostos da cidade – Moscovo tenta negociar algum tipo de entendimento sobre o futuro de Al-Bab entre o Governo e a oposição armada.

Al-Bab é a única cidade nas mãos do Daesh na província de Alepo e a batalha pelo seu controlo mostra a complexidade de interesses em jogo na Síria. Apesar do cessar-fogo negociado pela Rússia com o apoio da Turquia e do Irão, países que promovem agora um processo de paz, lançado em Astana em Fevereiro, não houve ainda qualquer progresso na aproximação de posições entre opositores e regime de Bashar al-Assad, tão longe como sempre de um compromisso.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários