Oposição síria lança ataques contra bases áreas

Foto
Civis à procura de caças do regime nos céus de Alepo Achilleas Zavallis/AFP

Os rebeldes sírios multiplicam neste sábado as suas operações contra as forças leais ao Presidente Bashar al-Assad, concentrando-se nas infra-estruturas da Força Aérea.

Ataques com caças e helicópteros tornaram-se diários nas últimas semanas, uma mudança na estratégia do regime que manteve a Força Aérea em terra durante grande parte da revolta síria, que começou em Março do ano passado. Segundo activistas da oposição, estes ataques têm feito dezenas de vítimas a cada dia.

Os combatentes da oposição conquistaram na sexta-feira o principal edifício da base aérea da cidade Boukamal, junto à fronteira iraquiana, no Sudeste do país. Segundo o Observatório dos Direitos Humanos, uma ONG síria da oposição, 16 soldados foram capturados nesta operação.

Perto da mesma cidade, onde o Exército Livre (criado por desertores) controla o posto fronteiriço e vários bairros, foram lançados ainda ataques contra outro aeroporto militar e uma base de uma agência de segurança do Exército.

O Governo anunciou entretanto ter repelido um grande ataque contra uma base aérea junto a Alepo, a importante cidade do Norte da Síria onde rebeldes e forças do regime se enfrentam desde há mais de um mês.

Em Idlib, no Noroeste, perto da fronteira com a Turquia, a oposição armada controla uma parte do aeroporto de Abou al-Zouhour, uma das duas bases aéreas mais importantes da província.

De acordo com o Observatório dos Direitos Humanos, o mês de Agosto foi o mais sangrento de sempre deste conflito – que começou por ser uma revolta pacífica reprimida com violência por Assad e agora é uma guerra civil. Perto de 5000 pessoas morreram ao longo do mês; ao todo, mais de 26 mil sírios já morreram em 17 meses de violência, a maioria civis.

Sugerir correcção
Comentar