ONU: muitos anos de vida

Meio milhar de leitores do PÚBLICO responderam ao desafio de enviar uma mensagem ao secretário-geral da ONU, por ocasião do 70.º aniversário da organização das Nações Unidas. Aqui ficam os resultados.

Foto
Reuters

No dia do 70.º aniversário da ONU, por sugestão desta (através da sua assessora de Comunicação para Portugal) e numa parceria com os CTT e o jornal PÚBLICO, foi por este distribuído um postal desafiando os leitores a escreverem à organização. Esta iniciativa ocorreu a 24 de Outubro de 2015 e o postal (distribuído com a revista Fugas, a um sábado) tinha espaço para uma mensagem livre e, ao lado, uma lista de dez áreas onde a ONU tem intervenção, pedindo-se a quem enviasse o postal que as numerasse de 1 a 10, “ordenando-as” assim pela ordem de importância que lhes atribuía. Foi isso que mais de meio milhar de leitores fizeram. Foram recebidos, no total, 516 postais, dos quais 439 incluíam todas as indicações de identidade (nome, idade, profissão, distrito de morada), e as numerações solicitadas, a grande maioria deles com mensagens escritas.

Posteriormente, os postais foram todos tratados pelos serviços dos CTT, que fez um trabalho inestimável de catalogação e análise: por idades, por profissões e por distritos, procurando nos temas mais votados (manutenção da paz, erradicação da fome e defesa dos direitos humanos) caracterizar os respectivos votantes. Foi assim que ficámos a saber, por exemplo, que no primeiro item, o da manutenção da paz, foram os mais novos (0-17 anos) e os mais velhos (50-59, 60-69, 70-79, 80-89 e +90 anos) que o puseram como prioridade máxima (os mais novos com 0,22% num total de 23 respostas e os restantes de 0,45% a 0,57% em 357 respostas). As faixas etárias dos 18-29 e 30-39 colocaram-no maioritariamente em 4.º lugar (0,33% e 0,32% em 37 respostas) e a faixa etária dos 40-49 votou maioritariamente nele em 3.º (0,25% em 49 respostas).

PÚBLICO -
Aumentar

Na análise por distritos, Lisboa e Porto lideram esmagadoramente, com 241 e 104 postais, respectivamente, seguindo-se Setúbal (38), Aveiro (13) e Viana do Castelo (11). Quanto a idades, mais de metade pertencem às faixas etárias 60-69 (126 postais) e 70-79 (122). Nos extremos, 23 postais foram enviados por menores de 17 anos e 7 postais por maiores de 90. Dos 80-89 vieram 53 postais, e dos 50-59 foram recebidos 49.

Já no que diz respeito a profissões, ou ocupações, os reformados são a maioria (142), seguindo-se os professores (44), os engenheiros (34), os médicos (33) os estudantes, ex-aequo com os gestores/economistas (32), as domésticas (12) e os desempregados (10).

Do total de mensagens recebidas, foi feita uma triagem, escolhendo-se as 50 mais representativas. São todas elas publicadas agora online, no site do PÚBLICO, reproduzindo-se na edição em papel, por razões de espaço, apenas uma parte. Publicamos também uma mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki-moon, agradecendo a iniciativa e chamando a atenção para uma data importante para a ONU e para o planeta, que hoje se comemora em todo o mundo: o Dia da Terra.

Nesta iniciativa, em representação das entidades envolvidas, participaram Isabel Marques da Silva (Assessora de Comunicação para Portugal, Centro de Informação Regional das Nações Unidas), Raul M.M. Moreira (Director dos CTT), Isabel Fonseca (Responsável Planeamento e Operações Filatelia dos CTT), Miguel Nóbrega (Director Marketing do PÚBLICO) e Nuno Pacheco (Director adjunto do PÚBLICO).

Aqui ficam as 50 mensagens seleccionadas:

Que a ONU seja sempre uma organização que tenha como fim a defesa da dignidade humana! Que procure defender sempre o Interesse Universal e nunca os interesses particulares!

João Sousa Dias, 31 anos, advogado, Porto

Parabéns pelo 70.º aniversário. Todas as áreas de actuação da ONU merecem a pontuação 1. Que todas as nações continuem unidas face aos desafios dos próximos 70 anos.

M.ª Helena Conceição, 77 anos, professora, Setúbal

Peço equidade na exigência do respeito dos direitos humanos no mundo. Tanto são desrespeitadores desses direitos a Coreia do Norte como a Arábia Saudita, a Síria ou a Turquia, Israel como os Estados Unidos. E já agora aproveito a ocasião para pedir uma pátria para os Palestinianos. É mais do que tempo, e obviaria os gastos com tanta ajuda humanitária.

Jaime Castro, 77 anos, reformado, Setúbal

As funções da ONU são todas nobres, mas sem solidariedade de todos nós e sem respeito pela diferença de cada ser humano, não venceremos. A luta começa por aí!

Manuela Soares, 80 anos, médica, Lisboa

Foto

É imperdoável ao ser humano deixar morrer de fome 55.000 pessoas por dia, quando se inutiliza 50% da comida produzida anualmente para os produtores da mesa não baixarem os preços. INTOLERÁVEL.

Manuel C. Ramos, 77 anos, aposentado, Lisboa

É frustrante para o ONU e o seu secretário-geral não terem ainda sentido correspondência entre o esforço enorme que têm desenvolvido ao longo de 70 anos e estas enormes e incompreensíveis desgraças que ainda assolam a Humanidade. Só peço que não desistam enquanto não forem vencidas estas lutas. Parabéns pelo aniversário.

António Rebelo, 89 anos, engenheiro, Lisboa

Com 70 anos de existência, a ONU está na hora de dar início a um processo de profunda renovação, a fim de ficar apta a responder com eficácia aos múltiplos problemas do contemporâneo.

Alfredo Lima, 69 anos, reformado, Porto

Para quando uma ONU interventiva e não meramente passiva, neste mundo global?!!!

António Serras Rito, 65 anos, advogado reformado, Lisboa

Sr. Secretário geral: conto consigo para a melhoração do mundo.

Fábio Martinho, 10 anos, estudante, V. N. Gaia

Enquanto os membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, Inglaterra, França e China) tiverem o poder de veto, a ONU será sempre uma organização manietada e incapaz de resolver os graves problemas mundiais. A ONU é um palco de vaidades.

Zeferino Brandão, 77 anos, reformado, Aveiro

Parabéns. O mundo precisa tornar-se mais forte, mas não de armas! Acabemos com as guerras fratricidas e as económicas também. Sejamos solidários.

Joaquim Correia, 82 anos, engenheiro, Lisboa

Há dois lobos, um é trevas e desespero, outro é luz e esperança. Estão sempre a lutar, quem ganhará? Aquele que for bem alimentado. O papel (bem desempenhado) da ONU é dar de comer ao lobo certo.

Vicente, 10 anos, estudante, Lisboa

Darem bastante mais atenção ao tráfico humano para fins sexuais, principalmente de menores, mutilação genital feminina, utilização de menores como soldados. Governantes ou outras força fazerem das populações civis escudos humanos.

Maria Sousa, 49 anos, engenheira zootécnica, Lisboa

Dear ONU, we want to thank you for your commitment into making the world a better place to live in. Keep up with the good work as you did during his last 70 years.

Turma 12.º E, escola Secundária António Sérgio, V. N. Gaia

Que Homens e Mulheres conscientes do espírito dos seus fundadores, com valores humanitários e culturais, continuem o trabalho desta prestigiada Organização.

Sofia Ferreira, 72 anos, aposentada, Lisboa

Foto

Feliz aniversário e que os refugiados encontrem um lugar digno no mundo.

Tomás Ferreira, 8 anos, estudante, Lisboa

Exm.º Senhor: Felicito-o pelo bom papel que tem desempenhado nas tenho uma grande preocupação dos refugiados que suportam o frio e a fome e encontram fronteiras fechadas. A Alemanha é o único país da Europa que acolhe bem os refugiados. Tem de existir solidariedade.

António Fonseca, 92 anos, engenheiro, Viseu

Protejam as crianças e os indefesos, acabem coim as guerras, equilibrem a riqueza do mundo, condenem os corruptos e ditadores. Protejam o planeta. Acabem com a ambição desmedida.

Fernando, 68 anos, empresário, Faro

Acelerar a reforma do Conselho de Segurança para agilizar as resoluções aprovadas, porque a demora não se compadece com, por exemplo: ajuda humanitária, fome, apoio aos refugiados, tendo em linha de conta que o Inverno está a chegar. Em resumo, mais acções e menos reuniões.

Eduardo Santos, 79 anos, reformado, Lisboa

Thank you for your work in ONU. Trying to keep peace in the world is the most important issue. I would like António Guterres were the next General Secretary. He is an extraordinary person.

Manuela Ferreira, 68 anos, teacher, Porto

Tive a sorte de nascer quase ao mesmo tempo que a ONU. Apesar do muito que ainda tem para fazer, ela tem sido a grande mãe coragem protectora universal. Confio que assim continuará! Precisamos ainda de mais paz, mais solidariedade e empenho para um mundo melhor.

M. Dulce R. Namora, 71 anos, professora, Lisboa

A ONU devia mudar o seu nome para Organização das Pessoas Unidas e glorificar Mandela, Gandhi e outros.

Rui M. V. Gonçalves, 43 anos, advogado, Lisboa

Não tendo sido capaz de evitar as guerras, nos seus 70 anos de vida, teve um papel inestimável no combate à pobreza e no apoio aos povos mais sacrificados.

Celeste Marques, 64 anos, professora, Porto

A dignidade humana só é possível com paz entre países, entre os membros de cada família e as diferentes comunidades da sociedade, o que implica a diminuição das desigualdades, pela integração dos mais ricos e dos mais pobres na sociedade em que vivem.

Leonor Coutinho, 68 anos, matemática, Lisboa

O direito de intervenção humanitária só se exerce em certos países? Como acabar com o drama dos refugiados sem intervir na origem, istro é, nos países onde as guerras provocam o êxodo?

Vitor Domingos, 68 anos, aposentado, Lisboa

Espero que nessa difícil função consiga transformar as fábricas de armamento em fábricas de brinquedos e os exércitos em associações de apoio humanitário. P.S.: "acredito em milagres".

Hélio Tavares, 31 anos, técnico de artes gráficas, Lisboa

Uma necessária uma reforma do Conselho de Segurança (modificação do direito de veto, integração de actores como a União Europeia no seu todo). Paralelamente, também a Assembleia Geral deve ser reformada, por exemplo com a integração no seu seio de ONG com poderes consultivos.

Pedro Santos, 23 anos, estudante, Lisboa

On celebrating the 70th aniversary of ONU we should value its effort to promote peace and co-operation between nations. But this is a very demanding time in wich the world is faced with so serious and challenging issues that urgent and more determined measures have to be taken to curb suffering ang gross violation of human  rights. I hope that nations join together with the common and unique objective of ensuring a better world. Only this way do they honour ONU's principles.

Maria Neto, 69 anos, teacher, Lisboa

Objectivos para 20 anos:

Promover a paz... sem usar a guerra!

Promover planos mundiais de saúde e de educação!

Garantir - através das famílias - a protecção das crianças!

...É difícil... Mas possível!

Jorge Camões, 74 anos, engenheiro, Lisboa

Por favor, Sr. Secretário Geral, nunca deixe de levantar a voz, alto e bom som, contra a opacidade do poder financeiro (opaco e ganancioso) e apelar à consciência crítica cidadã mundial para a necessidade de construir um novo modelo mais humanizado de civilização.

José Portugal, 56 anos, arquitecto, Porto

Parece-me fundamental que se trabalhe ativamente na melhoria das condições de vida dos países onde as pessoas são obrigadas a fugir.

A. Ferreira de Almeida, 82 anos, reformada, Lisboa

Espero que se privilegie a defesa dos direitos do homem, individuais e coletivos, tendo por base o desenvolvimento de uma economia mundial assente no uso responsável dos bens e serviços naturais. É tempo de ser dar uma oportunidade ao planeta Terra e, portanto, a nós próprios.

Maria Elisa Vasconcelos, 80 anos, bióloga, Lisboa

Não esqueço a importante obra que a ONU tem feito, embora desejemos sempre mais. A minha insatisfação é um estímulo e muito longe duma censura. A paz e a fome são os principais problemas, embora os outros, e sua resolução, seja a chave para os resolver. Tenho fé e confiança na ONU e só procuro que os que me rodeiam também tenham.

Fernando Nascimento, 91 anos, engenheiro de minas, Porto

Desenvolver políticas que acelerem os processos da manutenção da paz e procurem terminar conflitos entre os estados membros da ONU

Hans Müller, 58 anos, economista, Lisboa

Gostaria que a ONU se empenhasse mais nas questões da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, promovendo mais iniciativas de defesa dos direitos laborais e sociais e de defesa do meio ambiente.

R. Rodrigues, 70 anos, economista, Porto

É necessário avançar com as reformas prometidas das Nações Unidas. Rever o funcionamento e composição do Conselho de Segurança. Estará adaptado aos nossos dias?

João Próspero, 66 anos, professor, Setúbal

A ONU tem sido uma instituição fundamental na defesa dos direitos humanos, da diminuição dos conflitos e seus efeitos, na alimentação, na cultura a nível mundial. Sem a ONU estaríamos muito pior! Parabéns e muitos séculos de vida.

Michel Pereira, 69 anos, professor universitário, Lisboa

Por favor não deixem, as crianças de todo o mundo sofrerem. São os homens de amanhã, o nosso futuro. O futuro do mundo. Bem hajam.

Berta Rosa, 68 anos, reformada, Setúbal

Parabéns à ONU! Desejo que exerça o seu poder de defesa das pessoas e da sua qualidade de vida, independentemente dos interesses económicos e do poder de certas nações "dominantes".

Ana Antunes, 49 anos, psicóloga, Lisboa

Promover a paz no Médio Oriente para travar a saída dos refugiados dos seus países de origem.

Paula Castro, 53 anos, engenheira civil, Lisboa

Que a comunidade internacional contribua para um verdadeiro sentido de humanidade. Que actue de forma isenta e justa em prol da defesa dos direitos humanos.

Catarina Rocha, 34 anos, funcionária pública, Lisboa

A ONU precisa urgentemente de se adaptar ao mundo de hoje. Os países emergentes têm de ser melhor representados e o Conselho de Segurança reformado em conformidade com a realidade geopolítica de hoje. A vigilância e imposição da observância dos princípios da Carta das Nações Unidas devia ser mais efectiva e motivo de exclusão de poder decisório de todos os que a ela não se conformam.

Luís Miguel Ruivo, 56 anos, arquitecto, Lisboa

À parte as áreas mencionadas nesta mensagem, pelo à ONU que promova uma regulação apertada sobre o sistema financeiro mundial que persistentemente canibaliza as nações mais fracas e os seus cidadãos!

Sérgio Campos, 51 anos, analista de sistemas, Almada

Também sou uma idosa que sabe o que são 70 anos. Não sou velha, tenha a experiência dessa mais-valia da maturidade que dá os homens e às instituições a sabedoria para gerir, aconselhar, decidir, repartir e sentir-se bem pelo dever cumprido. Sr. Ban Ki-moon, sinta-se bem com todos os que lhe mandam um abraço cheio de fé nas instituições humanitárias. Todos estamos unidos na energia mais positiva a que chamamos amor.

M.ª Olímpia Barbosa, 72 anos, reformada activa, Porto

Exm.º Sr.: Acho que o papel que tem de desempenhar no mundo é muito importante, mas devia ser muito mais importante. Mas para o poder desempenhar vai ter de ter uma palavra a dizer no mundo económico, sem participar e influenciar a economia vai ser apenas um bombeiro voluntarioso.

Gaspar Freitas, 59 anos, engenheiro, Porto

Parabéns por 70 anos de muito esforço e sacrifício, nos quais importantes metas foram atingidas de modo a ser estabelecido um equilíbrio mundial, essencial para a vida em sociedade. Que muitos mais objectivos se concretizem, num caminho para um mundo melhor.

Joana Carvalho, 18 anos, estudante, Lisboa

Promover a Paz implica proibir o fabrico e venda de armas.

Jorge G. Videira, 79 anos, reformado, Lisboa

Gostaria que se esforçasse mais para a educação das crianças. Com os melhores cumprimentos,

Xavier Rosa, 10 anos, estudante, Lisboa

Sugerir correcção
Comentar