Moscovo desiste de reabastecer navios de guerra em Espanha

Frota que está a caminho da Síria passou há dias por águas portuguesas.

Foto
Navios de guerra estão a caminho da Síria NUNO FERREIRA SANTOS

Moscovo desistiu do pedido que fez às autoridades espanholas para que permitissem o reabastecimento, em Ceuta, da frota russa que se dirige para a Síria, confirmou nesta terça-feira o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros.

“A embaixada russa em Madrid acabou de nos informar que retirou o pedido para o reabastecimento”, disse o governante. O anúncio surge depois de a NATO ter pressionado Madrid a recusar o pedido, por recear que os barcos de guerra russos possam ser usados contra alvos civis na Síria.

A frota russa passou há dias por águas portuguesas, mas a sua presença foi desvalorizada pelo ministro da Defesa, José Azeredo Lopes. “Não tenho e ninguém tem, quanto sei, qualquer elemento que lhe permita dizer que é uma situação de gravidade particular. Poderá tratar-se, e espero que não seja mais do que isso, de uma forma de demonstração naval como tantas outras que conhecemos no passado”, disse.

Por seu lado, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, garantiu que a deslocação da frota russa decorre “em cumprimento de disposições legais”. 

Sugerir correcção
Ler 7 comentários