Maioria dos católicos dos EUA é favorável ao casamento "gay"

Entre os católicos 54% é a favor e 38% contra. No conjunto da população, 47% são favoráveis e 43% opõem-se.

Foto
Católicos dos EUA querem mudanças AFP

Os católicos dos Estados Unidos são maioritariamente favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, de modo mais assertivo do que o conjunto da população – segundo uma sondagem da Quinnipiac University, publicada esta sexta-feira.

O casamento homossexual é aprovado por 54% dos católicos, enquanto 38% se lhe opõe. No conjunto da população, 47%, sobretudo os mais jovens, são a favor  e 43% estão contra. Um estudo realizado em Julho de 2008 indicava que 36% eram favoráveis e 55% contra, nota a sondagem.

Para 52% dos católicos, a hierarquia da Igreja não está sintonizada com a vida moderna americana, contra 40% que considera o contrário.

O inquérito procurou também conhecer opiniões sobre o próximo Papa. São 55% os que pensam que deverá conduzir a Igreja numa nova direcção, contra 38%, que pensam o contrário. Entre os inquiridos, 62% (contra 30%) defendem que deverá ser autorizado o casamento de padres e 64% (contra 28%) são favoráveis ao fim da proibição de usar contraceptivos.

Uma esmagadora maioria, 81%, defende maior firmeza na luta contra a pedofilia dos sacerdotes.

A sondagem foi realizada entre 27 de Fevereiro e 4 de Março, junto de 497 católicos. A questão do casamento gay foi colocada a 1944 adultos.

Sugerir correcção
Comentar