EUA enviam mais 200 soldados para Mossul

Militares vão apoiar as forças iraquianas que tentam recuperar cidade ao Daesh.

Foto
Polícia federal iraquiano dispara em combate contra o Daesh, em batalha por Mossul Youssef Boudlal/REUTERS

Os EUA vão enviar mais de 200 soldados para reforçar o contingente que actualmente apoia a operação das forças iraquianas para controlar a cidade de Mossul, revela o New York Times.

No total vão ser enviados 240 soldados da 82.ª Divisão Aerotransportada baseada na base aérea de Fort Bragg, na Carolina do Norte, que se juntam aos cinco mil efectivos norte-americanos no Iraque. O reforço é composto por duas companhias de infantaria e uma unidade com a capacidade de limpar o terreno de explosivos colocados nas estradas.

Os responsáveis militares norte-americanos garantem que os soldados agora enviados não vão participar directamente em combates, embora admitam que a operação poderá pô-los em perigo — especialmente nas missões que envolvem explosivos.

A função das duas companhias de infantaria é proteger os militares que aconselham e apoiam as forças iraquianas que tentam retirar Mossul ao Daesh.

Este é o segundo reforço de tropas americanas no exterior desde a entrada em funções da nova Administração. Há duas semanas foram enviados 400 militares dos rangers e marines para a Síria para intensificar o apoio à operação para controlar Raqqa, também ocupada pelos militantes do Daesh.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários