Espanha confirma primeiro caso de vírus de Zika numa grávida

Trata-se de uma mulher que esteve há pouco tempo na Colômbia, um dos países afectados pela epidemia que alastra no continente americano.

Foto
Uma criança de São Salvador da Bahia cuja mãe contraíu o vírus Zika durante a gravidez Christophe SIMON/AFP

As autoridades sanitárias espanholas confirmaram a existência do primeiro caso de vírus de Zika diagnosticado na Europa numa grávida. Trata-se de uma mulher que esteve recentemente na Colômbia, onde terá sido infectada.

O vírus, que já é uma epidemia no continente americano, tem sido relacionado com o nascimento de bebés com microcefalia (cérebro pequeno). A ligação entre o Zika e a microcefalia ainda não está confirmada e os riscos nas diferentes fases da gravidez são desconhecidos.

As mulheres das zonas afectadas que querem ficar grávidas estão a ser aconselhadas a adiarem a decisão e foram feitos alertas a todas as grávidas para evitarem viajar para as áreas da epidemia, sendo o Brasil – que no próximo fim-de-semana começa a receber muitos milhares de turistas devido à celebração do Carnaval e onde no Verão decorrem os Jogos Olímpicos –  um dos países com mais casos.

Na quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde aconselhou todos os países a não aceitarem dadores de sangue que tenham viajado para as regiões afectadas pelo vírus que é espalhado por um mosquito. E aconselhou a Europa a preparar-se para combater o vírus

Em declarações, o ministro espanhol da Saúde Alfonso Alonso disse que a mulher foi diagnosticada na Catalunha e referiu que há mais seis casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus em Espanha – mais duas da Catalunha, duas na região de Castela-Leão, uma em Múrcia e uma na capital, Madrid. "Estão todas de boa saúde", disse o governante.

Alonso explicou que não existe em Espanha o risco de uma epidemia pois estas pessoas estão a ser controladas e que todos os casos foram importados, ou seja, os doentes foram infectados em países da América.

Sugerir correcção
Comentar