Submarino alemão da I Guerra Mundial encontrado um século depois

Destroços da embarcação afundada durante o conflito foram localizados na costa da Bélgica. Estão em bom estado de conservação e podem conter 23 corpos no interior.

Foto
Imagem do submarino encontrado Reuters/YVES HERMAN

Foram encontrados na costa da Bélgica, em bom estado de conservação, os destroços de um submarino alemão que se afundou durante a I Guerra Mundial e que poderá conter 23 corpos no interior, noticia a Reuters. O submarino do tipo UB-II está em boas condições e foi localizado a uma profundidade de 30 metros.

Os submarinos foram fundamentais na estratégia alemã durante o conflito para causar danos nas rotas comerciais britânicas no Mar do Norte. Os 93 submarinos que a Alemanha mobilizou para os portos belgas afundaram mais de 2500 embarcações, sendo que 70 deles foram afundados, vitimando cerca de 1200 tripulantes.

“Dos 11 submarinos afundados nas águas belgas, este é o exemplar mais bem preservado”, disse o governador da província da Flandres Ocidental, Carl Decaluwé. As autoridades belgas decidiram não divulgar a localização exacta dos destroços, para dissuadir a acção de saqueadores.

Segundo a BBC, a embaixada alemã já foi informada sobre a possibilidade de existirem até 23 corpos no interior do náufrago. “Este tipo de submarino teria uma tripulação de 22 pessoas mais um comandante”, explicou Decaluwé.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários