"Legs-it": Daily Mail sob fogo após capa "idiota" com Sturgeon e May

A capa, que já foi classificada como “sexista”, “ofensiva” e “idiota”, tem sido criticada publicamente por vários políticos e está a ser alvo de sátira nas redes sociais.

Foto
Nicola Sturgeon e Theresa May reuniram-se em Glasgow para negociar pormenores do "Brexit" Reuters/RUSSELL CHEYNE

A primeira página da edição desta terça-feira do jornal britânico Daily Mail surpreendeu e indignou muitos leitores no Reino Unido, e não só. “Esqueçam o Brexit, que venceu Legs-it!”, lê-se na manchete do jornal, ao lado de uma foto da primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon e da homóloga britânica Theresa May, com destaque para as pernas das mulheres, ambas de casaco e saia curta.

O título do Daily Mail referia-se à reunião entre entre as duas líderes, em Glasgow, no âmbito das negociações do "Brexit". Na edição escocesa do jornal, a capa manteve a foto, mas perdeu o trocadilho, substituído pela manchete “Que gelo! Segredos da conversa entre Nicola e a primeira-ministra”.

A capa que chegou às bancas era ligeiramente diferente da imagem que foi publicada online na segunda-feira à noite. O Daily Mail já veio sublinhar que a alusão à "competição de pernas" referia-se ao artigo da jornalista Sarah Vine, que no interior do jornal fazia outros comentários considerados impróprios sobre as líderes, com o título “As melhores armas ao seu comando? Aqueles palitos!”. Na sua polémica coluna, Sarah fez uma análise com várias piadas sobre a aparência das governantes, referindo-se, por exemplo, às pernas de Nicola Sturgeon como “mais sedutoras, tentadoramente cruzadas”. 

O gabinete de imprensa de Nicola Sturgeon já respondeu à primeira página do tablóide, recorrendo ao humor. "O 'Brexit' poderá fazer o Reino Unido regredir até à década de 70, mas não era preciso que fosse a cobertura noticiosa a liderar esse processo", afirmou o seu porta-voz, citado pelo Guardian

Depois da notícia de que o porta-voz de May não iria prestar declarações sobre a capa do Daily Mail, o deputado trabalhista Michael Dugher, que foi porta-voz de Downing Street quando Gordon Brown liderava o executivo britânico, indignou-se: "Como pode a primeira-ministra não ter uma palavra sobre o sexismo?"

Por todo o lado, as críticas começaram a surgir assim que a capa foi publicada no Twitter. 

No campo político, entre as primeiras críticas à manchete do Daily Mail contavam-se as reacções das deputadas do Partido Trabalhista Yvette Cooper e Harriet Harman, que considerou a capa “idiota”.

Ed Miliband, antigo líder do Labour, escreveu no Twitter: “Os anos 50 ligaram e pediram a sua manchete de volta”. Até mesmo Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, afirmou que este tipo de atitudes deviam “passar à história”.

A redes sociais, naturalmente, estão a fervilhar. E, como sempre, já há uma hashtag para seguir a polémica: #LegsIt.

Além das piadas, contudo, muitas pessoas sublinharam o lado mais sério da questão: como pode uma reunião sobre o futuro do país ser reduzida a comentários à figura das governantes, pelo simples facto de serem mulheres?

Sugerir correcção
Ler 3 comentários