Falso alarme levou a fecho temporário de base militar nos EUA

Base de Andrews é onde o Air Force One costuma permanecer.

Foto
O Air Force One costuma estar estacionado na base de Andrews Mandel Ngan / AFP

A base militar de Andrews, perto de Washington DC, foi encerrada esta quinta-feira depois de ter sido divulgada a informação de que um atirador se encontrava nas suas instalações. Oficiais da Força Aérea e do Departamento de Defesa chegaram a confirmar a notícia, mas tudo não passou de um caso de "identificação indevida" da situação.

O alarme foi dado por volta das 9 horas locais (mais cinco em Portugal continental), quando foi ordenado ao staff da base de Andrews que se mantivesse num local seguro.

As informações foram avançadas no Twitter oficial da base de Andrews e foram confirmadas pela Reuters junto de um responsável do Departamento de Defesa norte-americano. O porta-voz da Força Aérea, Derek White, também confirmou à BBC a presença de um atirador na base.

O incidente estaria a ocorrer nas instalações médicas da base.

Pouco mais de uma hora depois, a equipa de emergência, que entretanto tinha sido enviada para o local, determinou que não havia qualquer ameaça para a base. "Houve uma identificação indevida das forças de segurança dos serviços de emergência que estavam a conduzir uma inspecção às instalações", comunicou a base da Força Aérea.

O coronel Brad Hoagland saudou a "reacção rápida" dos serviços de emergência da base e mostrou alívio por não se ter tratado de uma situação ameaçadora.

A base de Andrews, localizada no estado de Maryland, a cerca de 24 quilómetros da Casa Branca, costuma albergar o Air Force One, o avião oficial do Presidente dos EUA.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários