Sonae Sierra já gere 42 centros comerciais de outros proprietários

Empresa do universo Sonae aposta em novos conceitos de lojas.

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Gestora de centros comerciais da Sonae assegura que os seus centros comerciais tem ocupação de 95,5%

A Sonae Sierra assumiu a gestão de centros comerciais como uma área de negócio e os números começam a ser reveladores. Dos 88 centros comercais que gere, 46 são da sua propriedade e 42 são de terceiros, informou nesta quarta-feira a empresa.

No último ano, a empresa adicionou a China e a Rússia à sua presença internacional e assinou, no total, 41 novos contratos de prestação de serviços, repartidos pela Europa, Norte de África e Ásia, com um valor global de 22,6 milhões de euros..

Presente em 14 países, repartidos por quatro continentes, a empresa do universo Sonae, grupo proprietário do PÚBLICO, continua a acelerar na abertura de novos centros, tendo sete projectos em fase de desenvolvimentos, quatro da sua própria carteira e três de terceiros.

Elsa Monteiro, responsável de sustentabilidade e comunicação da Sonae Sierra explicou, num encontro com jornalistas, realizado no Porto, que as maiores perspectivas de crescimento se colocam nos mercados emergentes.

Questionada sobre a concretização de projectos na Colômbia e na Rússia (neste último a empresa já gere um centro comercial), anunciados há algum tempo, a gestora admitiu que “o avanço de projectos nos mercados emergentes é mais demorado”, mas deverão surgir novidades.

Relativamente ao mercado nacional, a Sonae Sierra não esclarece se está interessada nos quatros centros comerciais Dolce Vita que estão à venda. “Portugal e Espanha continuarão a ser mercados core e estáveis para a Europa, embora não haja perspectivas de novos desenvolvimento”, refere informação da empresa distribuída nesta quarta-feira.

Nos mercados maduros, a gestora de centros comerciais continua empenhada em lançar novos conceitos de loja, com rendas mais acessíveis, como as Coop Stores (que associam vários lojistas num mesmo espaço) e a apostar na articulação entre espaço comercial físico e virtual. Entre as novidades está o desenvolvimento do primeiro design outlet (especializado em roupas de luxo) a criar em Espana, no Plaza Mayor, em parceria com a empresa Mcarthurglen, especializado neste tipo e centros comerciais.

Outra das novidades será o lançamento do conceito My First Experience, espaços que se destinam a acolher iniciativas de jovens que pretendam lançar o seu primeiro negócio.

Relativamente à política ambiental, a empresa que diz ter uma taxa de ocupação de 95,5% dos seus centros comerciais, conseguiu uma poupança de 18,6 milhões de euros no último ano, em resultados das medidas de eco-eficiência, cujo processo se iniciou em 2002/2003.

O saldo de poupança é superior aos 13,3 milhões de euros investidos em 2014 em diversas iniciativas ambientais. Em resultados das medidas dos últimos anos, a empresa reporta numa redução de 18% no consumo de água, 40% de consumo de energia e redução das emissões. Elsa Monteiro destacou ainda o aumento da taxa de reciclagem em 209%.

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