Portugal com a terceira maior descida no preço das casas na UE

Comparação refere-se ao primeiro trimestre. Só Espanha e Hungria tiveram descidas de preço mais fortes.

Foto
As taxas de referência do crédito à habitação continuam a descer ENRIC VIVES-RUBIO

O preço das habitações em Portugal recuou 7,3% no primeiro trimestre face ao mesmo período no ano passado, naquela que foi a terceira maior descida homóloga na União Europeia (UE) de Janeiro a Março, segundo dados publicados nesta quinta-feira pelo Eurostat.

Só em Espanha e na Hungria a queda foi mais acentuada, de 12,8% e 9,3%, respectivamente. Em Portugal, o recuo nos preços de venda das casas foi mais forte do que a descida observada no último trimestre do ano passado (de 6%).

O mesmo aconteceu no conjunto dos países da UE, onde a descida homóloga de preços foi de 1,4%, quando no último trimestre de 2012 o recuo face ao mesmo período do ano anterior fora de 1%. Na zona euro, a baixa de preços chegou a 2,2%, um agravamento em relação à descida homóloga (de 1,7%) do trimestre anterior.

Estónia (7,7%), a Letónia (7,2%) e o Luxemburgo (4,3%) foram os países onde se registaram as maiores subidas no mercado de compra e venda de habitação.

Já comparando com o trimestre anterior, houve em Portugal um recuo de 3,2%, contra uma descida média de 1% na zona euro e de 0,6% na UE.

Dados mais recentes apontam para uma subida ligeira dos preços entre Abril e Maio, a primeira desde Agosto de 2010. Segundo o Índice Confidencial Imobiliário, que tem por base informações de mais de 1400 empresas de mediação imobiliária, os preços terão aumentado 0,4%.
 

Sugerir correcção
Comentar