Porque é tão difícil escolher as pessoas certas para o lugar certo?

É cada vez mais importante ter capacidade de resposta rápida e eficiente para os vários desafios relacionados com a gestão do capital humano de cada empresa.

Quaisquer que sejam os objetivos ou desafios de uma empresa, o caminho do sucesso começa pela identificação e seleção das pessoas certas para os lugares certos.

O desafio já é alvo de análise ao longo da história e ler um artigo publicado na Harvard Business Review, sobre o primeiro esforço de seleção de profissionais que ocorreu em 207 A.C., na dinastia Han, na China, quando se elaborou uma longa e detalhada descrição de funções e mesmo assim a taxa de sucesso foi reduzida, consolida irrefutavelmente a certeza de que a seleção de recursos humanos é um dos fatores chave para o sucesso de qualquer empresa atual.

Enquanto profissional de Recursos Humanos dedicada em desenvolver e implementar modelos que se alinhem com as estratégias de negócio dos nossos parceiros e clientes, tem sido a adoção de um estilo consultivo e colaborativo que tem promovido resultados positivos no ciclo de vida completo do recrutamento dos profissionais certos.

O mercado está repleto de várias alternativas e vemos frequentemente conceitos tão distintos como consultoria de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção ou Coaching e Career Management ser tratados de forma aleatória e abusiva. Escolher um parceiro que compreenda claramente a Cultura e os Valores da empresa bem como a estratégia de Negócio, é o primeiro passo para a otimização dos processos e confiança nos resultados, com a certeza de que serão partilhadas ferramentas de apoio para a tomada de decisão nos desafios de identificação e seleção de Talento que cada empresa enfrenta nos seus vários ciclos de vida.

Um dos pontos de análise recorrente, assenta no investimento associado a um serviço externo de apoio ao R&S, vamos contudo ponderar o impacto de uma má contratação. Para além dos custos diretos e imediatamente percetíveis como salários e benefícios atribuídos, outros menos visíveis, são igualmente impactantes, como o tempo gasto na integração e formação, muitas vezes envolvendo vários colaboradores da empresa, custo do início de um novo processo de recrutamento e seleção e ainda, a gestão de expectativas frustradas de resultados. Em suma, impacto na empresa, nas equipas ou departamentos e diretamente no profissional.

Num mercado competitivo e global, é cada vez mais importante ter capacidade de resposta rápida e eficiente para os vários desafios relacionados com a gestão do capital humano de cada empresa, quer seja num contexto de internacionalização, modernização e melhoria de processos, ou mesmo desafios de sucessão, reengenharia de equipas ou ainda a criação de novas equipas. É por isso fundamental escolher um parceiro alinhado na forma e no conteúdo, que disponha de ferramentas atuais e úteis e que seja uma extensão positiva da própria empresa capaz de apoiar o processo de branding das organizações junto do mercado onde atua.

Manager Norte – Msearch

Sugerir correcção
Comentar