OCDE prevê crescimento estável na zona euro

Média dos indicadores compósitos dos países membros manteve-se quase inalterada. Perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França

Foto
OCDE antevê alguns sinais de melhoria da economia Miguel Manso

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipou nesta quinta-feira uma inflexão positiva do crescimento em várias economias, prevendo uma dinâmica de crescimento estável na zona euro.

De acordo com os indicadores compósitos, que sinalizam possíveis alterações no ciclo económico, a média dos países membros manteve-se praticamente inalterada nos 99,8 pontos, perspectivando a organização uma dinâmica de crescimento estável nos países da OCDE, a mesma que antecipa para a zona euro.

A organização sublinha todavia que surgem sinais de melhoria das perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, no Canadá, na Alemanha e em França e aponta que mesmo no Reino Unido se vislumbram os primeiros sinais de melhoria conjuntural a curto prazo, embora “subsista incerteza em torno da natureza do acordo” que Londres vai negociar com a União Europeia no quadro do Brexit.

Em comunicado, a OCDE aponta que é antecipada uma inflexão positiva na China e na Índia, assim como na Rússia e no Brasil, mas no caso destes dois países a partir de níveis mais fracos.

Sugerir correcção
Comentar