Galp Energia com resultado líquido ajustado de 490 milhões até Setembro

A petrolífera portuguesa justifica o resultado alcançado com a “melhoria dos resultados no negócio de Refinação & Distribuição” e com o “aumento da produção de petróleo”.

Foto
A Galp detém a refinaria de Sines. REUTERS/Jose Manuel Ribeiro

A Galp Energia alcançou um resultado líquido ajustado de 490 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, aumentando no mesmo período a produção de petróleo e gás natural em 53%, informou a empresa esta segunda-feira.

Numa comunicação feita esta manhã à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia declara que o seu resultado replacement cost ajustado, que avalia o custo das mercadorias de acordo com o valor médio das matérias-primas no mês das vendas e exclui eventos não recorrentes, aumentou para 490 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2015.

A petrolífera portuguesa justifica o resultado alcançado com a “melhoria dos resultados no negócio de Refinação & Distribuição” e com o “aumento da produção de petróleo”.

A produção total (working interest) de petróleo e gás natural aumentou 53%, para 43,7 mil barris de óleo equivalente por dia (mboepd), e produção net entitlement para 41,2 mboepd, refere a empresa.

Na comunicação relativa aos três primeiros trimestres de 2015, a Galp Energia revela que o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 1.255 milhões de euros, “mais 340 milhões do que no período homólogo de 2014”.

As vendas de gás natural atingiram 5.973 milhões de metros cúbicos (Mm3), reflectindo “o aumento das vendas nos segmentos trading e eléctrico”, acrescenta.

A petrolífera portuguesa destaca ainda “o investimento de 852 milhões euros, 92% do qual destinado a actividades de exploração e produção, nomeadamente para as actividades de desenvolvimento no campo Lula/Iracema, no bloco BM-S11, no Brasil, e bloco 32, em Angola”.

Sugerir correcção
Comentar