EDP vende a espanhola Naturgas por 2591 milhões

Operação vai permitir reduzir dívida em 2300 milhões em 2017, diz a EDP. Além disso, vai financiar a OPA de 1334 milhões à EDP Renováveis.

Foto
LUSA/MIGUEL A. LOPES

A EDP anunciou nesta segunda-feira a venda da sua distribuidora de gás natural espanhola Naturgas, por 2591 milhões de euros.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta segunda-feira, 27 de Março, o grupo EDP explica que os compradores são um consórcio de investidores institucionais assessorados pelo J.P. Morgan Asset Management,  o Abu Dhabi Investment Council e a Swiss Life Asset Managers. 

A oferta foi apresentada pela Nature Investments, um veículo de investimento criado propositadamente para esta operação.

A conclusão deste negócio em Espanha já era de alguma forma esperada e decorre em simultâneo com o processo de venda da Portgas em Portugal, que segundo o presidente da EDP, António Mexia, irá render à empresa mais de 500 milhões de euros e deverá ficar concluída em breve.

No caso da Naturgas, a operação irá permitir reduzir a dívida líquida da EDP em 2300 milhões de euros em 2017, adianta a empresa. No final de 2016 a dívida líquida da EDP rondava os 15.900 milhões de euros (uma diminuição de 1500 milhões, ou 8%, face a 2015).

Além disso, permitirá financiar a oferta pública de aquisição de 1334 milhões de euros sobre a EDP Renováveis que a empresa também anunciou nesta segunda-feira .

Segundo a EDP, o negócio (cujos contratos finais deverão ser assinados em Abril) contempla o pagamento de 200 milhões de euros em cinco anos, após 2017. A transacção não terá qualquer impacto nos resultados do primeiro trimestre, mas deverá resultar num ganho líquido de 700 milhões este ano, acrescenta a eléctrica.

Em 2016, o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da Naturgas atingiu os 165 milhões de euros. A empresa tem activos de distribuição nas Astúrias, País Basco e Cantábria. De fora do negócio ficam as actividades de comercialização, ou seja, a EDP mantém inalterada a sua carteira de clientes no gás em Espanha.

 

Sugerir correcção
Comentar