Os livros (e os saldos) são para todos na Feira do Livro de Lisboa

A maior feira literária do país atrai todo o tipo de leitores e é, mais do que um lugar de venda e compra de livros, uma experiência de passeio e convívio.

Fotogaleria
A 86.ª Feira do Livro de Lisboa termina no próximo dia 13 NUNO FERREIRA SANTOS
Fotogaleria
Há clientes que esperam onze meses pelos saldos da Feira do Livro de Lisboa para fazerem as suas compras NUNO FERREIRA SANTOS
Fotogaleria
Na Happy Hour os livros editados há mais de um ano e meio têm no mínimo 50% de desconto NUNO FERREIRA SANTOS
Fotogaleria
NUNO FERREIRA SANTOS
Fotogaleria
NUNO FERREIRA SANTOS

Durante duas semanas, o Parque Eduardo VII, em Lisboa torna-se um ponto de passagem obrigatória para os amantes de livros, as suas laterais pontilhadas por barraquinhas de todas as editoras possíveis e imaginárias. A 86.ª Feira do Livro de Lisboa reúne autores e leitores e já é aguardada com expectativa por quem não abdica de ter um livro na mão e de apreciar o característico cheiro do papel.

Há quem venha de propósito à capital para visitar aquela que é a maior feira literária do país. É o caso de António Silva, arqueólogo que veio de Vila Nova de Gaia. “É uma feira grande, que dá para trabalho e para efeitos de coleccionismo, porque tenho a casa cheia de livros”, afirma. António destaca a variedade de temas e refere que na Feira há tudo. “Às vezes é o que está em livro do dia, outras o que está em preço especial. Também gosto muito das bancas dos alfarrabistas”, conta.

Também de fora de Lisboa chegaram as amigas Carla Tomé e Ana Azenha, que trabalham numa livraria na Figueira da Foz. Carla não vinha à Feira há 12 anos e já tinha saudades da “concentração de tudo no mesmo espaço”. Ana, por sua vez, trouxe uma lista de livros que quer encontrar. “Quero procurar, comparar preços e passar aqui o dia com calma”, diz, animada.

A Feira do Livro de Lisboa é, mais do que um lugar de compra e venda de livros, uma experiência de convívio entre amigos e famílias. André Guimarães veio com o avô pelo segundo ano consecutivo. Enquanto o avô diz que ainda só viram “um quarto da feira e faltam três filas”, André reconhece que “andar pelo parque a ver os livros é um passeio giro”.

A Hora H

A poucos dias de fechar as portas, e decorrida mais de metade desta 86.ª edição, a Feira tem sido um sucesso, de acordo com os editores. Ainda não há números, mas se durante a semana o movimento se dá, sobretudo, ao final da tarde, os fins-de-semana são mais agitados. Especialmente procurada é a Hora H, a última hora da feira, entre as 22h e as 23h, em que são vendidos livros editados há mais de ano e meio com o mínimo de 50% de desconto. “As pessoas continuam a achar que os preços são altos, mas aproveitam essa hora com bastante afluência, é muito positivo”, diz Jorge Brito. O coordenador da Editorial Presença diz que a editora tem apostado muito nos autores portugueses e na literatura infanto-juvenil. “Temos, por exemplo, colecções como o Onde Está o Wally e temos obtido bons resultados."

Núria Figueiredo, da Almedina, conta que as vendas têm corrido bem, numa proporção parecida com a dos anos anteriores, mas de novo ressalva a importância da Hora H. “As pessoas muitas vezes ligam, perguntam se o livro está disponível para a Hora H, e reservam para o próprio dia”, conta. Na banca da Almedina, há sempre cinco livros em destaque, descontos de 20% e um livro em particular com promoção de 40%.

Já a Tinta-da-China estabelece, a cada ano, o objectivo de ultrapassar a fasquia de vendas do ano anterior e, segundo Alexandre Vaz, “tem conseguido cumprir sempre”. Casa de autores como Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira, a editora promove debates e lançamentos numa espécie de “pedido de amizade ao leitor”. Alexandre vai ainda mais longe e afirma que a Feira já se tornou um ritual social: “As pessoas vêm, trazem os filhos, comem um gelado. Vemos muitas famílias."

Diz a experiência de Alexandre Vaz que muitos clientes abdicam de fazer compras durante os restantes 11 meses, à espera dos saldos da Feira do Livro de Lisboa. “Vários me contaram que, se for preciso, não compram livros durante o ano para virem gastar aqui o dinheiro”, diz.

No Parque Eduardo VII, há espaço para todos, inclusive para as bancas de alfarrabistas. João Miguel vende livros há 40 anos e está há 14 na Feira. “Noto que, relativamente a outros países, as pessoas cá têm muito o espírito do barato”, diz. Apesar disso, 70% dos visitantes que se dirigem à sua banca procuram livros modernos e 30% preferem volumes antigos e de colecção.

A Feira do Livro de Lisboa caminha a passos largos para o encerramento, a 13 de Junho, mas espera uma enchente no último fim-de-semana e no último dia, feriado municipal em Lisboa. Para o ano, escritores e leitores voltarão a reencontrar-se naquela que já se tornou a casa dos livros ao ar livre aguardada por todos durante o resto do ano.

Texto editado por Inês Nadais

Sugerir correcção
Comentar