As guerras d’a Guerra

A série documental de Joaquim Furtado A Guerra está a ser editada em DVD com livros assinados por Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes. Este é o prefácio do volume seis — Orgulhosamente Sós.

Assistência sanitária às populações
Fotogaleria
Assistência sanitária às populações Foto gentilmente cedida pelo Jornal do Exército
Fotogaleria
Embarque de tropas em Lisboa, 1961 Foto gentilmente cedida pelo Jornal do Exército

Imaginemos um documentário sobre um acontecimento decisivo da história do século XX português: a guerra “colonial”. Um conflito que foi mais do que um evento no qual combateram portugueses “colonialistas”de um lado, e africanos “anticolonialistas” do outro. Na guerra “colonial” portugueses e outros europeus estiveram do lado do “anticolonialismo”, e africanos, naturais ou não dos territórios sob administração portuguesa, apoiaram o “colonialismo”. Foi um conflito no qual, e para quase todos, a vontade de sobreviver se sobrepôs, quando existiam, às convicções políticas e à inspiração ideológica. Foi uma guerra que não se esgotou, política e militarmente, em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Desenrolou-se no contexto internacional da guerra fria, mas foi mais do que um acontecimento da guerra fria. Dependeu de rivalidades e solidariedades regionais e continentais, mas também materiais, étnicas, políticas e ideológicas, num contexto global em que o colonialismo parecia cada vez mais obsoleto. Caracterizou-a um esforço de conquista da opinião pública internacional e de inúmeras opiniões públicas nacionais e sectoriais, ou o combate pela obtenção dos escassos recursos materiais disponíveis. Foi um conflito de terceira ou quarta ordem no plano internacional, não captando a atenção do mundo, e muitas vezes, sequer, dos portugueses. Por tudo isto, não foi, não é, e nunca será, um evento facilmente explicável e compreensível.

A Guerra, documentário de Joaquim Furtado, tem o mérito de nos apresentar esta complexidade. Fá-lo porque evita narrativas maniqueístas e as explicações fáceis, simplistas. Por isso, na forma e na substância, A Guerra supera tudo aquilo que se fez em Portugal sobre o acontecimento que tenta perceber e explicar. E é assim porque o seu autor e a sua equipa reconheceram a complexidade do tema tratado, ao mesmo tempo que o simplificavam dando voz aos protagonistas, independentemente de serem civis ou militares e de terem participado na guerra “colonial” no topo, na base ou nos escalões intermédios da hierarquia político-militar e social. Tal como a realidade não é “a preto e branco”, A Guerra não é uma narrativa e uma tentativa de explicação de uma realidade a “preto e branco” que nunca existiu. É um trabalho notável que deve interessar a todos.

Sugerir correcção
Comentar