A Torre, de Salomé Lamas, vence Festival Fuso

On Drawing, de Ana Mendes, obteve uma menção especial do júri, e o prémio do público foi para The Stock Model, de Alice dos Reis.

Foto
A Torre aborda as relações entre o humano e a natureza DR

O vídeo A Torre, da realizadora Salomé Lamas, conquistou o Prémio Aquisição do Fuso - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa 2016, revelou esta terça-feira à Lusa fonte da organização.

Organizado pela Dupla Cena, o festival encerrou no domingo, após uma semana de sessões de entrada gratuita que decorreram em sete espaços culturais da cidade, onde foram exibidas obras em vídeo de criadores portugueses e estrangeiros.

Na 8.ª edição de Fuso, o vídeo On Drawing, de Ana Mendes, obteve uma menção especial do júri, e o prémio do público foi para The Stock Model, de Alice dos Reis.

As relações entre o humano e a natureza estão no centro do vídeo A Torre, vencedor do grande prémio deste festival que é patrocinado pela EDP/Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT). Com direção da realizadora e investigadora Salomé Lamas, o vídeo tem produção de Luís Urbano e Sandro Aguilar, fotografia de Jorge Piquer Rodriguez, música de Alvin Singleton, e tem como actores principais Christoph Both-Asmus e Kolja Kravchenko.

On Drawing, que obteve uma menção especial do júri, explora a ligação entre o acto de desenhar e pensar, e foi filmado e baseado na história de Mina Pegourie – a protagonista do vídeo –, uma imigrante marroquina a viver em França, que não sabe escrever nem ler, usando o desenho como uma ferramenta de sobrevivência no dia-a-dia.

O vencedor do prémio do público, The Stock Model, é a narração ficcional de uma modelo de stock que encontrou a sua imagem reproduzida continuamente em vídeos promocionais e renders 3D de agências do mercado imobiliário. As imagens que acompanham a narração deste filme são apropriadas de vídeos de empresas de imobiliário de luxo usadas com o propósito de promover apartamentos e complexos antes da conclusão da sua construção.

As sessões da 8.ª edição do festival Fuso decorreram no Palácio Pombal, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, nas ruínas do Museu Arqueológico do Carmo, no jardim do Museu do Chiado e no MAAT. Também foi montado um polo expositivo na Travessa da Ermida, onde decorreu uma programação dedicada ao 45.º aniversário de uma das mais importantes instituições de vídeo-arte do mundo, a Electronic Arts Intermix, com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Nesta edição do festival, que manteve a coordenação de António Câmara Manuel, a programação teve sessões competitivas com obras seleccionadas por Jean-François Chougnet. As restantes sessões ficaram a cargo dos programadores Vivian Ostrovsky (curadora e cineasta), Bruno Leitão (Hangar), Miguel von Hafe Pérez (crítico e curador), Daniela Arriado e Lori Zippay (Electronic Arts Intermix), Thierry Destriez (Heure Exquise - Centre International pour les Arts Vidéo, em Mons-en-Baroeul, França) e Christine Van Assche (Centre Georges Pompidou, Paris).

 

 

Sugerir correcção
Comentar