A incrível história de Lonnie Holley

Foto

Tinha tudo para nunca ouvirmos falar dele. Até que mais uma desgraça fez dele artista. Lonnie Holley, 3ª feira no Palácio Foz (Lisboa), agora também é músico

Lonnie Holley estreou-se nos discos aos 62 anos. Mas, na sua cabeça repleta de histórias em conflito, tem sido músico a vida toda. Canta desde que se lembra, viveu sempre rodeado de sons — do zumbido ininterrupto do parque de diversões estadual à whiskey house onde cresceu e havia sempre uma jukebox a cuspir músicas avulsas ou ao drive-in onde começou a trabalhar com cinco anos. Os discos simplesmente demoraram a apanhar-lhe o passo e descobrir-lhe o paradeiro. Tarefa complicada, uma vez que a história de vida de Lonnie Holley é coisa para desafiar a elasticidade da realidade e colocar em sentido a ficção.

A sua carreira artística terá começado em 1979. Quase com 30 anos, e após uma das irmãs ter perdido dois filhos num incêndio, entregou-se a um obsessivo luto pelas crianças que se estendeu por um mês. Quando terminou, tinha amontoado mais de 100 peças esculpidas nos bocados de grés que abundavam junto à casa de outra irmã. Não sabia o que chamar a tudo aquilo, nem sequer que destino dar àquele refluxo de dor. Depois de um longo período de hesitação, carregou algumas peças numa carrinha e dirigiu-se até ao Museu de Birmingham, Alabama, cidade onde nasceu em 1950. “Não fazia a mínima ideia do que levava e nem sabia o que era arte”, confessa numa chamada telefónica em que os momentos de discurso lúcido parecem permanentemente ameaçados por divagações a que é difícil achar o encadeamento.

A arte, qualquer conceito de arte, nunca lhe tinha sido explicada. Lonnie Holley, um entre mais de uma vintena de irmãos, foi “emprestado” a uma senhora a que a mãe recorria para ajudar no aleitamento fisicamente intolerável de tantos filhos, acabando aquela por fugir com a criança de ano e meio, atravessando o país em feiras e parques até vender Lonnie aos proprietários de uma whiskey house. Foi sob a guarda desse casal que Lonnie começou a trabalhar aos cinco anos, recolhendo o lixo num cinema drive-in. O gesto, de certa forma, seria transportado para a sua criação — na altura, os restos de comida matavam-lhe a fome, agora os restos das vidas dos outros abastecem-lhe as obras.

A infância errática, no entanto, levá-lo-ia a conhecer vários reformatórios, a tentar fugir de quase todos, e a passar pela Alabama School for Negro Children. “Nos anos 60, por causa do movimento dos direitos civis”, lembra, “tiraram-me das ruas e meteram-me lá. Havia um recolher obrigatório e se não o respeitássemos podíamos ser presos. Como o período de espera pelo tribunal era muito longo — podia demorar semanas ou meses — e os tribunais estavam cheios enviavam-nos para a School for Negro Children”. Foi desse repositório escolar que finalmente conseguiu escapar-se para procurar a mãe. Reencontrou-a 13 anos depois, já adulto e sem se ter dado conta de ter passado por infância e adolescência.

Por isso, sem acesso a uma educação convencional, diante do director do Museu de Birmingham teve a sua primeira lição de arte. “Foi quando comecei a aprender alguma coisa, o que era o abstraccionismo, o imaginário pessoal e os materiais que juntava e podiam considerar-se arte”. Mas foram sobretudo as perguntas — “Que ideias e pensamentos estão aqui?”, “Porque cortou a peça assim?”, “Porque lhe deu esta forma, fez buracos nesta e alisou a outra parte?” — a fazê-lo perceber que as suas opções ditavam um caminho. O caminho, ainda que involuntariamente, aproximava-o da linguagem de alguma arte popular afro-americana, pelo que, passados alguns meses, Holley surgia numa exposição colectiva no Smithsonian Institute.

A repetição humana

Os dois discos de Lonnie Holley, Just Before Music e Keeping a Record of It, funcionam precisamente como uma revisitação constante de toda a sua vida. Condensam pensamentos soltos da sua peculiar observação do mundo, mas picam sistematicamente o ponto no seu passado agitado. “Em Mama’s little baby estou a falar de nós, negros americanos, não termos tido acesso a muita informação que era produzida e difundida. Estávamos a trabalhar nos campos de algodão, éramos maioritariamente escravos, e quando saíamos dessa condição era para sermos agricultores.” 

Os motes musicais, admite Holley, recriam o mesmo processo de reciclagem das artes plásticas — mas, neste caso, recuperam as temáticas predominantes das peças que foram já exibidas em locais como as Nações Unidas, os Jogos Olímpicos de Atlanta ou a Casa Branca. “A música é uma oportunidade para as pessoas ouvirem o que digo”, explica. “Como muita gente não frequenta museus, pode pegar numa música e ter contacto com aquilo que faço. E é muito importante para a sociedade que as pessoas comecem a prestar atenção.” Atenção não tanto ao improvável encontro musical de Sun Ra e Laurie Anderson a que muitas vezes soa, mas sobretudo àquilo que veicula.

Holley desembolsa dois temas para ilustrar as suas inspirações: I came to the garden alone vai atrás, ao tempo em que apanhava lixo no drive-in, mas aponta os holofotes para a repetição humana de “enterrar o lixo e achar que está tudo bem – não pode ser!”. “A natureza dá-nos tudo aquilo de que precisamos e estamos a infestar os terrenos”, brada. Em If I could save my way to freedom acorda o tema da escravatura, mas recentrando a questão na contemporaneidade: “Somos escravos do kilowatt, do poder energético. Qualquer pessoa que viva confortavelmente tem de ter aparelhos eléctricos em casa. E não devíamos aceitar isto como lei”.

Just Before Music, o novo álbum lançado pela Dust-to-Digital (notável editora da mais avisada garimpagem musical, que tem em Holley o único artista vivo do catálogo) deixa a nu o fascínio gerado pela figura de um outsider que poderia ter acabado a dormir num banco de jardim e, em vez disso, tem lugar em grandes exposições como representante da arte marginal. Para preencher os espaços vazios entre as suas canções — um misto de melodias ensaiadas a acompanhar a sua criação artesanal, da mesma maneira que os cantos de trabalho embalavam os corpos nos campos de algodão, e de improvisações captadas em estúdio — foram arregimentados Cole Alexander (dos Black Lips) e Bradford Cox (dos Deerhunter).

Só que esse estrelato indie é-lhe indiferente. O seu “céu na terra”, diz, “é ser livre, caminhar todo o dia e cantar músicas gloriosas”. Não vale a pena complicar o que sempre foi um reduto de simplicidade.

Sugerir correcção
Comentar