Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Do acaso da descoberta do fósforo em 1669 e o futuro da humanidade em 2022, Manuel João Monte construiu uma ponte para cruzar a ciência e o teatro, no novo livro Phosphorus (Entre Vénus e Lúcifer).
No 87.º episódio, descobrimos o quenotrão. O podcast 110 Histórias, 110 Objectos, do Instituto Superior Técnico, é um dos parceiros da Rede PÚBLICO. Siga-o nas plataformas habituais.
Equipa com paleontológos portugueses descobriu fóssil de um fitossauro em 2012, numa expedição à Gronelândia. Este fóssil é uma nova espécie deste dinossauro, que pode ser visto no Museu da Lourinhã.
Algumas pinturas a óleo dos artistas do Renascimento terão beneficiado da gema de ovo para ultrapassar desafios como a humidade e o calor desde os séculos XV e XVI.
O nome científico da espécie é Eremotherium laurillardi e era um animal que atingiu seis metros de altura e cinco toneladas de peso.
Cientistas esperam que este novo conhecimento os ajude a desenvolver novas formas de tratar o declínio cognitivo em pessoas com uma tensão arterial alta.
Investigadores estudam os benefícios das plantas herbáceas nativas em vinhas do Douro para favorecer a qualidade das uvas. Mas alertam que o mercado de sementes ainda é quase nulo no país.
Reservatório de água agora revelado pode vir a ser um potencial recurso na futura exploração humana do satélite natural.
Um grupo de cientistas publicou o que achava ser uma fotografia do primeiro avistamento de um tubarão-duende no Mediterrâneo. Agora o artigo foi retirado de publicação porque havia “muita incerteza”.