Plataforma em Defesa das Árvores diz que o abate do velho lódão se deve a poda descuidada, mas a junta de Santo António diz que a árvore está sinalizada “há muito tempo” pelos serviços camarários para ser deitada abaixo.

  • Plataforma em Defesa das Árvores diz que o abate do velho lódão se deve a poda descuidada, mas a junta de Santo António diz que a árvore está sinalizada “há muito tempo” pelos serviços camarários para ser deitada abaixo.

  • O mais recente Atlas do brilho artificial do céu oferece uma panorâmica da perda do céu natural nocturno no globo. O excesso de iluminação, quer por uso indiscriminado de luz e de fluxos elevados, quer pela reflexão no solo, provoca a degradação do céu escuro a uma escala sem precedentes

  • Empresa Planeta das Árvores considera que 75% dos 235 freixos têm as raízes afectadas e terão de ser podadas.

  • Neste triste mês de Agosto, entre fogos, atentados, inundações e até uma marcha nacionalista e racista, a força da gravidade lembrou-nos a sua existência da pior maneira e em dois momentos que deveriam ser de festa no território nacional. O mais grave foi na Madeira

  • Um café antes do almoço de domingo pode ser o pretexto para conhecer as árvores de Lisboa. E as escolas também podem ajudar: o Liceu Passos Manuel dá o primeiro passo já neste Verão.

  • A paisagem florestal nacional que conhecemos tem leves resquícios do que já foi. Para trás, muito para trás, ficou um cenário que hoje apenas visitamos nas ilhas. Depois foram os Quercus, que compuseram o que agora se designa como floresta autóctone. Mas, pela mão do homem, tudo mudou e hoje o passado convive com novos visitantes, uns mais desejados que outros, uns mais nefastos que outros. Eis as espécies indígenas do país.

  • Decorrem entre Maio e Novembro cinco visitas guiadas pelas "árvores mais imponentes da cidade" nos Jardins do Palácio de Cristal, Cedofeita, Campanhã e Santo Ildefonso, Arrábida e Campo Alegre.

  • Vinte e seis árvores da Avenida Guerra Junqueiro e da Praça de Londres estão marcadas para abate, o que indignou cidadãos e comerciantes. A câmara diz que "provavelmente" não serão abatidas todas.